PUBLICIDADE

Região / Polícia

Pol√≠cia Federal deflagra “Opera√ß√£o Naruto” contra a circula√ß√£o de c√©dulas falsas no mercado

Três mandados busca e apreensão foram cumpridos, em Guarujá e Marabá (PA), nesta quinta-feira (22).

 

Foto: Divulgação / Polícia Federal (PF)

Da redação

A Pol√≠cia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (22) a “Opera√ß√£o Naruto”, cumprindo tr√™s mandados de busca e apreens√£o, em Guaruj√° e Marab√° (PA). A a√ß√£o policial √© contra a circula√ß√£o de c√©dulas falsas no mercado.

De acordo com a PF, a investigação teve início em dezembro de 2021, a partir da prisão em flagrante de um indivíduo na posse de 76 cédulas falsas, em Santos. Com o aprofundamento da investigação, foi possível identificar que ele havia se associado com outras pessoas na Baixada Santista e no Pará para a comercialização de cédulas falsas na internet.

Os indiv√≠duos, que passaram a ser investigados, possu√≠am um grupo em um aplicativo de mensagens instant√Ęneas, denominado ‚ÄúNaruto‚ÄĚ, onde combinavam a aquisi√ß√£o e revenda de c√©dulas falsas, em uma verdadeira sociedade criminosa. Al√©m de revender as c√©dulas falsas, aproveitavam lugares de grande concentra√ß√£o de pessoas, como shows, festas e demais eventos, para trocarem as notas falsas por verdadeiras.

Conforme a PF, outros tr√™s indiv√≠duos tamb√©m s√£o investigados pela pr√°tica dos crimes. Durante as buscas, al√©m de aparelhos celulares, foram apreendidos diversos cart√Ķes em branco e m√°quinas leitoras de cart√Ķes, as quais poderiam estar sendo utilizadas para clonagens e outras modalidades de estelionato.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e moeda falsa, podendo ser condenados a penas de até 15 anos de prisão.

Foto: Divulgação / Polícia Federal (PF)