Da Redação
O Hospital Regional de Itanhaém deu alta, ao mesmo tempo, a um casal de idosos que esteve sob os cuidados da unidade devido ao coronavÃrus. A Sra. Vera Lucia Luz, de 74 anos, e o Sr. Ângelo Carnielli Neto, de 82 anos, voltaram ao lar curados da Covid-19 ontem (2).
Moradores de Itanhaém, cidade que escolheram para viver a aposentadoria, foram internados na unidade na primeira quinzena de junho. Permaneceram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 10 dias. O casal mora sozinho, mas tem uma única filha, na cidade de São Paulo.
O marido, Ângelo Carnielli Neto, foi internado no dia 13 de junho, na ClÃnica Médica, com tosse, mialgia e falta de ar. Foi transferido para a UTI devido a uma insuficiência respiratória e ficou entubado por nove dias.
Também com sintomas da doença, Vera Lucia Luz foi internada na clÃnica médica no dia seguinte a chegada do marido ao hospital, com histórico de outras comorbidades, foi encaminhada para a UTI no dia 25 de junho.
Juntos na UTI, o casal recebeu alta para a clÃnica médica no último sábado (27). O reencontro dos dois foi marcado pela comemoração do aniversário do sr. Ângelo. O encontro foi possÃvel com a utilização da prancha ortostática, um recurso para verticalização do paciente visando prevenir fraqueza muscular, hipotrofia e recuperação da capacidade funcional.
“O reencontro foi importante para os dois. Para ela saber que estava tudo bem com o marido e para ele ficar mais despertoâ€, disse a fisioterapeuta responsável pelo tratamento do casal, Palmira Gabriele Ferreira.
O Hospital de Itanhaém registrou, até ontem (2), 297 pacientes internados, sendo 80 em UTI e 216 altas. O serviço possui infraestrutura completa para garantir atendimento com qualidade e humanização. Os internados têm suporte de uma equipe multiprofissional e atividades focadas no bem-estar emocional.
“A alta de cada paciente é uma conquista para nós. O Hospital de Itanhaém segue cumprindo um importante papel de acolher, assistir os pacientes e oferecer atendimento de alta qualidade a todosâ€, diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
Foto: Reprodução