PUBLICIDADE

Região / Saúde

Praia Grande centraliza vacinação nas Unidades de Saúde da Família

Da Redação

A partir desta semana, toda a vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo em Praia Grande serão centralizadas e realizadas apenas nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). O horário para a imunização será das 9h às 16h e dessa forma, Ginásio Falcão, que era usado para a imunização, será desativado.

Segundo a prefeitura, a decisão de concentrar a vacinação nas unidades de saúde decorre dos expressivos números da Cidade, que superou 782 mil vacinas aplicadas contra o coronavírus. São cerca de 97% da população com, pelo menos, a primeira dose, e mais de 87% dos munícipes imunizados com as duas doses ou a dose única da Janssen. Foram aplicadas ainda 179.946 doses adicionais. Assim, as vacinas contra a covid-19 se incorporam de vez na rotina de imunização das Usafas.

Pessoas a partir dos 5 anos que ainda não receberam o imunizante contra a covid-19 deverão se dirigir a uma das 30 Usafas para tomar a primeira e a segunda doses da vacina. A terceira dose também poderá ser aplicada às pessoas acima de 18 anos, além de gestantes, puérperas e adolescentes imunossuprimidos entre 12 e 17 anos. A quarta dose segue sendo ofertada a adultos imunossuprimidos e idosos acima de 60 anos, sendo que estes poderão receber ao mesmo tempo a vacina contra o vírus da influenza.

Vacina contra a Gripe

Segundo a Prefeitura de Praia Grande, a campanha contra a gripe também continua nas unidades. A vacina contra a influenza está disponível para as crianças de seis meses a cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), indivíduos com deficiência, pessoas com comorbidades e população indígena.

Além disso, trabalhadores da educação e da saúde, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, também poderão ser imunizados.

A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que provocou surtos localizados no final de 2021.

Recomendações

As pessoas que tiveram covid-19 devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra a influenza.

Para receber a vacina, as gestantes deverão mostrar o comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico). Já as puérperas precisarão levar a declaração do nascimento da criança. Os trabalhadores da educação terão que exibir o comprovante do local de trabalho no Município de Praia Grande. Pessoas com comorbidades deverão apresentar um comprovante da condição de comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Sarampo

Devem ser vacinadas contra o sarampo todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Trabalhadores da saúde também podem receber o imunizante contra o sarampo. No entanto, para esse grupo a vacinação é seletiva, ou seja, será avaliada a necessidade de cada pessoa de tomar as doses ou não, conforme a situação vacinal de cada um. Os profissionais deverão apresentar, além da identidade e da carteirinha de vacinação, documento que comprove trabalho em instituição de saúde.

Confira o endereço das 30 Usafas:

1 – Usafa Aviação – Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929
2 – Usafa Boqueirão – Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 – Usafa Mirim – Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 – Usafa Tupi – Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 – Usafa Aloha – Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 – Usafa Anhanguera – Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 – Usafa Antártica – Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 – Usafa Caiçara – Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 – Usafa Esmeralda – Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 – Usafa Forte – Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 – Usafa Guaramar – Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 – Usafa Maracanã – Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 – Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 – Usafa Mirim II – Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 – Usafa Ocian – Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 – Usafa Quietude – Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 – Usafa Real – Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 – Usafa Ribeirópolis – Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 – Usafa Esmeralda II – Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 – Usafa Samambaia – Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 – Usafa Santa Marina – Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 – Usafa São Jorge – Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 – Usafa Solemar – Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 – Usafa Sítio do Campo – Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo
25 – Usafa Tupiry – Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 – Usafa Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 – Usafa Vila Sônia – Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 – Vila Sônia
28 – Usafa Princesa – Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 РUsafa No̻mia -Av. Pres. Kennedy, 4960 РBairro Tupi
30 – Usafa Guilhermina-Av. Pres. Kennedy, 2100 – Bairro Guilhermina.

Foto: Divulgação PMPG