PUBLICIDADE

Região / Saúde

SV e PG aplicam imunizante da Pfizer para substituir segunda dose de Oxford

Da Redação

As Prefeituras de São Vicente confirmaram a aplicação de doses do imunizante da Pfizer para suprir a falta da vacina Oxford/Astrazeneca em segunda dose. Confira os detalhes:

São Vicente

A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), seguindo as determinações do Plano Estadual de Imunização (PEI), iniciou nesta segunda-feira (13) a aplicação da vacina Pfizer/BioNTech para os munícipes que estão no prazo para receber a segunda dose do imunizante Oxford/AstraZeneca.

Essa medida tem como objetivo garantir que o esquema vacinal dessas pessoas seja completado na data marcada no cartão de vacinação, diante do desabastecimento de doses da Oxford/AstraZeneca que afetou todo o Estado de São Paulo. A expectativa do Município é receber, nesta segunda-feira (13), mais de três mil doses da Pfizer, que serão destinadas para essa substituição.

Cabe ressaltar que, mesmo com esse remanejamento de doses, a Cidade não precisou paralisar a imunização contra a Covid-19, que seguiu normalmente no sábado (11) e nesta segunda (13). São Vicente segue disponibilizando a vacina para a primeira, segunda e terceira dose.

Mistura de vacinas

A intercambialidade das vacinas, segundo o Estado, foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).

Postos – A imunização para este público pode ser feita em 14 postos fixos, das 9h às 15h30:

– UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
– UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
– ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
– ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
– UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queirós Filho, 706 – Catiapoã)
– ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)
– ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)
– UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
– UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Mello)
– UBS Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
– UBS Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt , 299)
– UBS Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)
– ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n)
– UBS Ponte Nova E ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n)

Além desses, os dois postos móveis também aplicam a segunda dose da Pfizer:

– Brisamar Shopping, das 9h às 20h, de segunda a sexta. Aos sábados, das 10h às 18h.
– Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Rio Branco), de segunda a sexta, das 9h às 15h30.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande recebeu nesta segunda-feira (13) do Governo do Estado de São Paulo 2.800 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. Tais vacinas serão destinadas exclusivamente para atender pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e ficaram sem a segunda dose dentro do prazo diante da indisponibilidade desse imunizante no Estado.

Conforme definição do governo estadual, essas doses serão utilizadas estritamente para completar o esquema vacinal de pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz entre os dias 1º e 15 de setembro de 2021. A aplicação dessas doses ocorrerá a partir desta terça-feira (14) nos seis polos de vacinação espalhados pela Cidade (veja endereços abaixo).

A Cidade prossegue imunizando adolescentes acima dos 12 anos e também os adultos, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. Os idosos acima de 85 anos também já podem procurar um dos seis polos de vacinação para tomar a terceira dose (dose adicional). Poderão tomar a dose adicional apenas os idosos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses.

Documentação terceira dose 85+

Os idosos deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há seis meses, além de documento pessoal e comprovante de residência.

Documentação 12 a 17 anos

Os adolescentes devem apresentar o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS e o comprovante de residência (pode ser em nome do responsável). Esse público deve fazer um cadastro no site do Governo do Estado: http://vacinaja.sp.gov.br.

Confira os endereços dos polos, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:

Polo 1: Ginásio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte

Polo 2: Parque da Cidade: Rua José Bonifácio, Sítio do Campo, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos

Polo 3: Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi

Polo 4: Conviver São Jorge: R. João Batista de Siqueira, 130 – Vila Antártica

Polo 5: Conviver Caiçara: Rua Maria Antunes Navarro, s/nº (esquina com a Rua São Domingos)

Polo 6: Ginásio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10 Bairro Samambaia

Acamados

A vacinação de acamados será realizada em domicílio por equipes específicas durante os finais de semana. Para aqueles que já são atendidos por alguma Unidade de Saúde da Família (Usafa), basta aguardar a visita da equipe para aplicação da vacina. Aqueles que nunca passaram em uma Usafa, qualquer parente ou amigo, poderá procurar a unidade mais próxima, realizar o cadastro e aguardar a vacinação no domicílio.

Para mais informações sobre a vacinação em Praia Grande acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.