Da Redação
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada (Avenida Dom Pedro I, s/n) vai receber uma tenda do Complexo de Triagem do Plano Contingente de Combate ao CoronavÃrus. O serviço inicia o atendimento à população a partir das 14 horas da próxima segunda-feira (11).
A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é descentralizar o atendimento antes oferecido na tenda montada em frente à UPA de Vicente de Carvalho (Avenida São João, 111 – Pae Cará), desmontada nesta quarta-feira (6).
Como o prédio da UPA de Vicente de Carvalho passa por adequações internas, será criado espaço capaz de acolher pacientes com sintomatologia gripal de forma a garantir a segurança dos pacientes comuns, sem precisar de estruturas externas. Ainda assim, o uso de máscaras e todo o protocolo de segurança com medidas profiláticas continua sendo exigido em todas as unidades de saúde do MunicÃpio.
“Agora será possÃvel absorver os pacientes com sintomas de sÃndrome gripal no interior da unidade, com o fluxo adequado. Por outro lado, identificou-se a necessidade de se instalar a triagem na área externa da UPA Enseada, para aprimorar o atendimento daquela região”, destaca o secretário-adjunto de Saúde de Guarujá, Denis Campos,
Mais de 56 mil atendimentos
Conforme último balanço da Secretaria de Saúde, desde a instalação dos equipamentos, em março, no inÃcio da pandemia, mais de 56 mil atendimentos foram realizados nos complexos de triagem compostos pelas tendas do Plano Contingente de CoronavÃrus, nas UPAS Vicente de Carvalho e Matheus Santamaria. Somente no último mês de dezembro foram 1.745 na UPA Rodoviária e outros mil na UPA de Vicente de Carvalho.
Protocolo e funcionamento
O objetivo desses equipamentos é reforçar e acelerar o atendimento a pacientes com sintomatologia respiratória, em função da Covid-19. Instaladas ao ar livre, conta com médicos e enfermeiros na triagem dos pacientes com sintomas leves de doenças respiratórias, podendo ser notificados e encaminhados para a devida coleta do swab nasal e medicação.
Já pacientes com sintomas respiratórios mais graves e portadores de comorbidades, como hipertensão e diabetes, são encaminhados para atendimento interno na própria UPA. Esses postos volantes contam ainda com tendas de descontaminação, que usam gotÃculas de hipoclorito de sódio para higienização das roupas de pacientes, antes de serem encaminhados para o processo de triagem.