PUBLICIDADE

Região / Trânsito

Prefeitura de Guarujá multa Sabesp em R$ 767,7 mil por crime ambiental no Túnel da Vila Zilda

O túnel foi reaberto nesta quinta-feira (16). Segundo a administração municipal, essa é a terceira vez em quatro anos, o tráfego de veículos no local foi paralisado devido ao rompimento de uma tubulação da Sabesp.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

A Prefeitura de Guarujá multou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em R$ 767.718,00, pelo rompimento recorrente da tubulação de uma linha de saída da Estação de Pré-condicionamento da Sabesp, no Túnel Juscelino Kubitschek (Vila Zilda). O crime ambiental foi constatado na última terça-feira (14), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), que acompanha a situação de perto junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

O túnel foi reaberto nesta quinta-feira (16), às 10 horas.

Segundo a Prefeitura, não é a primeira vez que algo semelhante gera grandes transtornos na cidade. Isso porque, no mesmo local, já são contabilizadas três ocorrências de contaminação do solo por lançamento de esgoto desde 2020.

Uma equipe de fiscalização da Semam vistoriou a região e identificou sérios danos, todos compilados em laudo técnico. Considerada gravíssima, a infração de nível três avalia os impactos que a carga biológica de efluentes pode gerar na qualidade sanitária da rede pluvial e das praias. Outros aspectos levantados são as consequências em saúde pública, mobilidade urbana e comércio local.

Conforme a Sabesp, os serviços definitivos de pavimentação serão programados para o período noturno, com objetivo de minimizar os impactos no tráfego de veículos.