Da redação
Voluntários da ONG Ecomov – Ecologia em Movimento – encontraram uma tartaruga da espécie ‘cabeçuda’ ou ‘caretta-caretta’ morta na praia do Costão em Peruíbe, no litoral sul. Foi no último domingo (08), durante ação de limpeza do ambiente litorâneo.
Segundo o presidente da Ecomov, Rodrigo Brandão Azambuja, ela foi achada morta, presa às pedras. “Os urubus estavam em cima e os afastamos, pois a cena era muito chocante e o cheiro forte também. Ela deve ter chegado naquele local após a ressaca e, provavelmente se prendeu nas pedras e acabou morrendo ali mesmo, sem monitoria, sem atendimento”, conta.
Para o ambientalista, por mais que a equipe da Organização Não Governamental esteja acostumada a encontrar lixos e animais marinhos mortos por conta da falta de conscientização das pessoas, choca se deparar com algum animal doente ou morto nas praias da região.
A suspeita, de acordo com Azambuja, é de que o réptil tenha sido devorado ainda vivo. “Havia fezes de urubus nas pedras e isso pode indicar que a tartaruga tenha sido devorada enquanto estava presa as pedras”.
Rodrigo lamenta a falta de zelo das pessoas com a natureza, pois os animais marinhos acabam tendo contato com micros plásticos, que são um dos principais poluentes dos oceanos.
Esse caso não é um fato isolado, no último dia 21 de agosto, duas tartarugas verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas na praia do Costão. Foi solicitado apoio aos guarda-vidas e eles entraram em contato com uma Instituição para retirar os restos do animal das pedras.
Mutirão
No mesmo dia em que a tartaruga da espécie ‘caretta-caretta’ ou ‘cabeçuda’, como também é conhecida, foi encontrada, a equipe de voluntários da Ecomov recolheu mais de 350 quilos de lixo. Entre os materiais colhidos estavam plásticos, restos de redes, garrafas entre outros.
Os pontos percorridos, além da praia do Costão, foram as praias do Índio e Prainha. Além disso, foram encontradas bolinhas de enfeite de natal no mar, identificadas como sendo as que caíram de um dos contêineres do navio Log In Pantanal, em 2017.
Quem quiser colaborar com a ONG Ecomov ou obter mais informações pode entrar em contato no telefone (13) 98145-1698.