Quando você recebe a sua conta de luz, sabe aquela sensação de que o valor cobrado não é justo? Isso pode acabar. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) lançou uma ferramenta que explica e calcula a conta de luz.
O site “É da sua conta†(https://idec.org.br/edasuaconta) disponibiliza uma calculadora que permite simular diferentes tipos de gastos, impostos e bandeiras tarifárias. O programa também oferece a possibilidade para que o usuário possa avaliar se a tarifa branca vale à pena ser aderida pela modalidade de cobrança, que oferece luz mais barata àqueles que consomem fora do horário de pico.
O pesquisador em energia e consumo sustentável do Idec, Clauber Leite, disse que a falta de entendimento, por parte de quem usa a energia acaba impossibilitando a reivindicação de direitos. “Sabemos que a maioria das pessoas não compreende os dados da sua conta de luz. Isso porque a linguagem é muito técnica e confusa e não é acompanhada de qualquer explicaçãoâ€, afirmou.
Na página, é possÃvel encontrar a justificativa de cada item da fatura de energia e compreender que o valor pago no final do mês está totalmente ligado aos hábitos de consumo de energia de toda a população.
Outra curiosidade é a quantidade de encargos e tributos que incidem na conta de luz, compondo mais de 40% do que se paga mensalmente. “Essa porcentagem vem aumentando nos últimos anos. A população precisa entender, minimamente, essa questão se quisermos revertê-laâ€, reafirma Clauber.
A simulação para uma ‘conta ideal’ é incluÃdo no conteúdo disponÃvel na qual o consumidor seria capaz de compreender a composição e o cálculo feito na tarifa cobrada, quais fontes de energia foram utilizadas e o quanto ele contribuiu para emissão de gases do efeito estufa.
Foto: Divulgação – Idec