Na tarde de ontem, fortes chuvas atingiram a Baixada Santista na tarde de quinta-feira (07). Foram registrados pontos de alagamento, quedas de árvores e falta de energia nas região.
São Vicente
A Defesa Civil informou que o volume de chuva das últimas 72 horas foi de quase 80mm e os ventos superaram os 90 km/h. Houve queda de energia no Hospital Municipal e o local passou a funcionar por meio de gerador. Os atendimentos não foram interrompidos durante este período. A interrupção de energia levou a Vigilância Epidemiológica a montar uma operação emergencial para a retirada das vacinas das unidades de saúde que estavam sem luz. Todo o material foi levado à sede do departamento, para o armazenamento com refrigeração.
Foram registradas mais de 30 quedas de árvores em vários pontos da Cidade. A remoção foi feita por Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) e da Defesa Civil e a operação continua hoje (08), em toda a Cidade. Todas as ruas que foram interditadas ontem por conta da quedas das árvores já foram liberadas. A Defesa Civil registrou pontos de alagamento nas vias de acesso aos bairros Jóquei Clube, Náutica, Parque São Vicente, Catiapoã, Guassu e Boa Vista. Hoje não há registro de alagamentos na Cidade.
A maioria dos semáforos ficou sem funcionar durante o período das chuvas. Hoje, a situação foi restabelecida e todos os equipamentos da Cidade estão funcionando normalmente.
Não houve registro de ocorrências nos morros da Cidade.
Cubatão
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) as ocorrências na tarde de ontem foram destelhamento parcial de uma casa na Rua Caminho do Rio, no bairro da Cota 200; queda de árvore na Rua Dois, na Fabril, atingindo a fiação da rede elétrica e telefônica; e queda de árvore na Rua São José, na Vila São José, também atingindo a fiação da rede elétrica e telefônica. O Comdec informou que não há feridos.
Mongaguá
A precipitação acumulada das últimas 24 horas foi de 23,19 milímetros de chuvas.
A administração municipal informou, através da Defesa Civil, que nenhuma ocorrência foi registrada até o momento, nem com relação a pessoas nem envolvendo árvores. Também não há pontos de alagamento.
Guarujá
A Defesa Civil de Guarujá informa que foram registradas sete quedas de árvores, todas sem vítimas e demais danos. No momento, a Cidade encontra-se em estado de observação. Dos 4.565 raios que atingiram a Região da Baixada Santista, 165 atingiram Guarujá. A máxima dos ventos nas últimas 24 horas chegou a 33.9 km/h.
O acumulado de chuvas na Cidade foi o seguinte: últimas 24 horas (8,7 mm), e últimas 72 horas (9,2 mm). Neste mês, já choveu 157,1 mm até o momento, e a previsão para todo o mês de março é de 259, 4 mm. Vale salientar que a Defesa Civil de Guarujá está atenta e prossegue com as ações de monitoramento programadas para as áreas de risco.
Avenida Quintino Bocaiúva
