PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Comunidade japonesa celebra Dia da Imigração

Da redação

Um dia marcante para os imigrantes da colônia japonesa. Em 18 de junho de 1908 o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos. Foram 52 dias de viagem desde a partida no Porto de Kobe no Japão até o Brasil.

Foto: Divulgação/ Associação Japonesa de Santos

Para celebrar a data várias homenagens foram prestadas durante o dia. Membros da Associação Japonesa de Santos estiveram em pontos marcantes da história dos imigrantes. Pela manhã teve visita ao túmulo de Sakae Mine. Um homem que teve como missão recepcionar os compatriotas que chegavam a Santos.  Morreu em 15 de março de 1927 e foi sepultado no Cemitério do Paquetá.

 

Em seguida o grupo foi até o monolito localizado onde aportou o Kasato Maru. Lá está registrado os sobrenomes de todas as famílias embarcadas no navio.

O fim do roteiro comemorativo foi no Emissário Submarino onde se encontra o monumento de Tomie Ohtake. A artista considerada a “Dama das artes plásticas brasileiras”, presenteou a cidade com essa obra em 2008. Tomie morreu no dia 12 de fevereiro de 2015 por conta de uma parada cardíaca.