Terminou neste domingo (26/4) a quarentena do navio de cruzeiros Costa Fascinosa. O fim marca o perÃodo de 14 dias sem que a embarcação tenha registrado novos casos ou suspeitas de Covid-19 a bordo.
De acordo com a empresa responsável pelo navio, a embarcação deve ficar por mais alguns dias no Porto de Santos para realizar a repatriação de tripulantes para os seus paÃses de origem. A indicação é que cerca de 230 pessoas sejam desembarcadas a partir de terça-feira (28/4) e ao longo dos próximos dias.
O cronograma dos desembarques depende da logÃstica da empresa marÃtima que é responsável pelo agendamento ou fretamento de voos para o retorno dos tripulantes.
Para o desembarque os tripulantes poderão ser novamente avaliados clinicamente e deverão seguir direto do Porto de Santos para o aeroporto.
Situação do navio
Em relação a situação de casos de Covid-19 a bordo, foram confirmados 30 casos, sendo 20 com teste rápido e outros 10 nos tripulantes que desembarcaram para atendimento hospitalar. Entre os que desembarcaram para atendimento de emergência, três vieram a óbito.
O mais recente falecimento ocorreu no dia 24/4 (sexta-feira). Era um tripulante do sexo masculino, de 44 anos, que estava internado em UTI de um hospital local. O tripulante havia desembarcado no dia 26 de março de 2020.
A embarcação chegou em Santos/SP no dia 17 de março e estava em quarentena deste o dia 19 de março.
Números
- O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.
- Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.
- 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último desembarque por emergência aconteceu no sábado (4/4).
- 3 pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar vierem a óbito
- 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no inÃcio de abril, dia (5/4).
- 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação no sábado (11/4) para retorno ao seu paÃs por voo fretado.
- O navio tem no momento 452 tripulantes.