A Prefeitura de Santos economizou R$ 502.744,32 em telefonia entre janeiro e agosto deste ano. Ano passado, no mesmo perÃodo, a redução foi de R$ 394.760,59.
Segundo a Administração Municipal, a redução de gastos ocorreu nas 17 secretarias municipais, gabinete do prefeito, Procuradoria Geral do MunicÃpio e Ouvidoria, Transparência e Controle.
De acordo com a Ouvidoria, responsável pela elaboração de relatório, os fatores que contribuÃram para esse resultado são o maior controle no uso das linhas, mudanças nos planos de conta e a adoção de aplicativos como o WhatsApp para troca de mensagens, evitando ligações desnecessárias.
“Houve um esforço coletivo das secretarias para reduzir os gastos. Mesmo aquelas que não atingiram o percentual mÃnimo fixado na meta do PDR também aperfeiçoaram a gestão da despesa”, afirmou o ouvidor Rivaldo Santos, ressaltando que a redução de gastos telefônicos é meta de todas as secretarias. “Mensalmente, temos relatórios e gráficos para acompanhar o desempenho e, eventualmente, identificar variações de consumo. O princÃpio da economicidade é esse: dar mais eficiência ao serviço, fazendo mais com menos”, acrescentou.
As metas e os resultados alcançados em cada secretaria estão disponÃveis no portal da Prefeitura, no sistema Indicameta (www.santos.sp.gov.br/Indicameta). “A divulgação do desempenho também é importante porque propicia o controle social da população, além do controle interno feito pelas secretarias”, falou Santos.
Desempenho
Implantado em meados de 2013, o PDR é um sistema de indicadores de desempenho para suporte aos contratos de gestão de metas e resultados da Prefeitura. O programa de mérito por resultados, muito utilizado na iniciativa privada, é considerado inovador ao ser aplicado no funcionalismo público.