PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Programa Praia Acessível na Baixada Santista oferece diversão para todos

Como já falamos aqui de algumas praias das cidades de São Vicente e Praia Grande, o Programa Praia Acessível, vem se tornado um programa cada vez mais conhecido, oferecendo lazer para todos! Cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas são utilizadas na locomoção de pessoas que tenham algum tipo de deficiência, ou mobilidade reduzida, até o mar.

Em Santos, o Programa é uma inciativa da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social. O funcionamento é aos sábados, das 09h às 15h, na praia do Gonzaga, em frente ao canal 3. O banho de mar é de 30 minutos, dependendo da lotação do ponto. São três cadeiras à disposição. Os grupos de entidade que desejam participar, podem fazer o agendamento pelo telefone (13) 3202-1911 ou pelo e-mail codep@santos.sp.gov.br.

Na cidade de Itanhaém, o programa fica localizado na Praia dos Pescadores e funciona de sexta a domingo, das 10 às 15 horas, até o dia 31 de março. Para participar, basta levar o documento de identificação do usuário e do acompanhante e preencher um termo de responsabilidade. O Programa oferece cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com deficiência aproveitem a água do mar com segurança. Os monitores do local fazem o acompanhamento até a água.

Já Bertioga, é a única cidade do Estado de São Paulo onde o Programa fica disponível o ano inteiro para munícipes e turistas. O Praia Acessível oferece 20 “cadeiras anfíbias†que são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia. Além disso, elas não afundam na água e são adaptáveis para crianças e adultos. De acordo com a Coordenadora do Nace (Núcleo de Apoio à Criança Especial), muitos que participam do programa nunca tinham visto o mar. “A interação com outras pessoas é muito importante, sem contar com os benefícios que a água do mar trás, como diminuir o estresse e dormir melhorâ€, diz.

Atividades

Com dia e hora marcados durante o ano, a Prefeitura recebe grupos de entidades de todo o Estado. Há também isenção da taxa de visitação que ônibus de turismo pagam para circular.

Pontos do Praia Acessível de Bertioga

Os pontos parceiros funcionam todos os dias das 09 às 16h:

Casa da Cultura – tel 3319 9150 Av Tomé de Souza, 62, Centro

Hotel 27 – tel 3317 1109/9330 Av. Tomé de Souza, 829 Centro

Pousada Recanto do Sol tel 3317-1521– Rua João Ramalho 3150 Maitinga

Pousada Xereta tel 33119327 – Rua Mariana Rosina Anberje 256 Jardim Rafael

Sesc Bertioga tel 3319 -7700 – Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra 20 Rio da Praia

Edifício Indaiá Home Clube tel 3313-2570 R. Maria Helena, 75 Indaiá

Riviera São Lourenço tel 3319-5000 – Largo dos Coqueiros, 15 – Riviera de São Lourenço

Pousada Riviera Bertioga tel 3313-1995 – R. Manoel Ruas Péres, 74, Indaiá

Hotel Costa do Sol 3312-6181– Rodovia Rio Santos, Km 198,5, s/n, Guaratuba

Ong Boracéia Viva tel 3312-1941 – Rodovia Rio Santos, km 192, nº 207, Boracéia.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém