Moradores de Santos podem contar com uma ferramenta na internet que possibilita o envio de ocorrências, reclamações e denúncias que envolvem os direitos do consumidor. Trata-se do aplicativo Procon-Santos, que este mês ultrapassou a marca de 1,8 mil downloads.
Por meio virtual (portal e aplicativo), foram abertas – neste perÃodo – 1,1 mil novas ocorrências, entre reclamações e denúncias. O número representa mais de 10% de todos os atendimentos feitos pelo órgão no mesmo perÃodo (março a setembro).
Funcionamento – Por meio do aplicativo é possÃvel registrar reclamações, enviar denúncias, acessar dúvidas frequentes e o Código do Consumidor. Também permite ao usuário ter acesso ao ranking de reclamações e acompanhar as ocorrências geradas no portal do Procon (www.santos.sp.gov.br/procon).
As denúncias são encaminhadas à equipe de fiscalização e as reclamações à s equipes de conciliação do órgão. Em todos os casos, é possÃvel anexar até três fotos como prova da irregularidade.
Como baixar – O aplicativo do serviço, ligado à Secretaria de Defesa da Cidadania, está disponÃvel para celulares e aparelhos com os sistemas Android e iOS, acessÃveis gratuitamente nas lojas virtuais Google Play Store e App Apple Store, com o nome “Procon Santosâ€.