PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Areia Branca será primeiro bairro de Santos com ruas compartilhadas

Da Redação

A Areia Branca será o primeiro bairro de Santos dotado de ruas compartilhadas, que são niveladas para o trânsito conjunto de pedestres, ciclistas e motoristas, orientados por sinalização de solo e de placas. A novidade foi anunciada à comunidade neste sábado (6), durante vistoria técnica do programa Viva o Bairro.

Segundo o prefeito Rogério Santos, um estudo para a implantação deste modelo de via será iniciado nos próximos dias, considerando que o bairro possui vias estreitas e de baixo fluxo de veículos. A ideia é inspirada em iniciativas semelhantes, já adotadas em grandes cidades da Europa e da América Latina.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Mutirão

Em caminhada de mais de duas horas pela Areia Branca, o prefeito percorreu diversas ruas e conferiu as condições das praças Décio Brandão de Camargo e Nicanor Ortiz, que receberão equipes de zeladoria da Prefeitura no mutirão de serviços programado para começar no dia 15.

Ele anunciou também intervenções para melhor escoamento da chuva e a implantação de novos equipamentos para o público infantil. Remoção de entulho e desobstrução das bocas-de-lobo entupidas pelo descarte irregular de lixo foram outros compromissos assumidos junto aos moradores.

“Esse é um dos bairros mais antigos da Zona Noroeste e receberá um grande trabalho de zeladoria, com playgrounds e espaços de lazer, além pavimentação, calçadas e melhoria da drenagem”, disse Santos, ressaltando a importância da proximidade com os munícipes. “Reencontrei aqui pessoas que conheço há bastante tempo e pude saber do que eles precisam, como as questões de urbanismo”.

Durante a vistoria, o prefeito foi acompanhado pelo ouvidor municipal, Rivaldo Santos; pela secretária de Infraestrutura e Edificações, Larissa Cordeiro, e pelo subprefeito da Zona Noroeste, Rodrigo da Paixão. Os representantes da Prefeitura conversaram com moradores, incluindo lideranças do bairro, e comerciantes locais.

Programa

Por conta da pandemia de covid-19, as audiências presenciais do Viva o Bairro foram substituídas por consultas públicas realizadas por agentes da Ouvidoria Transparência e Controle (OTC), que percorrem as comunidades para registrar solicitações dos moradores. Nesta primeira fase do programa, os munícipes podem participar também por meio da Ouvidoria Digital (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria).

A segunda fase consiste em vistorias técnicas realizadas por equipes da Prefeitura, como a realizada neste sábado na Areia Branca.

Depois de registradas, todas as manifestações são encaminhadas às subprefeituras e secretarias para inclusão nos mutirões de serviços, que consistem na terceira e última etapa do Viva o Bairro. Respostas e prazos de execução são divulgados no Diário Oficial (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/) e no Portal da Transparência. (https://www.santos.sp.gov.br/portal/transparencia).

Fotos: Anderson Bianchi/PMS