Da RedaçãoÂ
Como as prefeituras planejam desenvolver as cidades a partir de investimentos em tecnologia. Este é o tema principal de encontro on-line da Rede Cidade Digital (https://redecidadedigital.com.br/), que contará com exposição sobre a integração de agências públicas e o monitoramento urbano promovidos pelo Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos.
A webinar será realizada na terça-feira (17), às 10h, voltada para prefeitos, gestores e servidores públicos e representantes de entidades/universidades. A inscrição é gratuita pela internet (http://sympla.com.br/rcd) e haverá emissão de certificados aos participantes.
A apresentação sobre o CCO de Santos ficará a cargo do secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz. Além do diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, também participam do encontro representantes do Ministério da Gestão e Inovação, do governo federal, e das prefeituras de Mogi das Cruzes e de São Caetano do Sul.
Mais informações no link: https://redecidadedigital.com.br/noticias/webinar-da-grande-sao-paulo-abre-agenda-de-eventos-da-rede-cidade-digital/9846.
ESTRUTURA
Inaugurado em 11 de setembro de 2020, o Centro de Controle Operacional promove maior eficiência das equipes de diversas agências públicas em atividades diárias e situações de emergência, como acidentes de trânsito, alagamentos e ocorrências policiais.
O equipamento integra atualmente 1.733 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade e já contabilizou quase 170 mil ocorrências (média mensal de 6 mil), relacionadas a monitoramento urbano e atendimento ao cidadão (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/centro-de-controle-operacional-de-santos-registra-quase-150-mil-ocorrencias-em-dois-anos).
O CCO está instalado no embasamento do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal), sendo dotado de equipamentos e avançados sistemas, entre eles o sistema IVA (sigla em inglês para análise de vÃdeo inteligente), que permite verificar automaticamente pessoas em locais e horários que não são permitidos, e o sistema OCR (reconhecimento ótico de caracteres, tradução da sigla em inglês), o qual realiza a leitura de placas de veÃculos.
A unidade conta com o trabalho das equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Samu e PolÃcia Militar, além de apoio a outras corporações, com supervisão da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Foto: Divulgação PMS