Da Redação
Os advogados vão às urnas nesta quinta-feira (25) para escolher seus representantes na OAB Subseção Santos para o próximo triênio (de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024). A Cidade está entre as três maiores Subseções do Estado. A votação acontece na Câmara Municipal e vai até às 17 horas. Todos os procedimentos de segurança sanitária serão obedecidos.
As chapas que concorrem à Subseção Santos são as seguintes: Inove OAB 10021, com Raphael Meirelles como candidato a presidente, União com Experiência 10022, com Marcelo Cruz à frente, e Renova OAB 10023, com Ênio Pestana como postulante ao cargo. O assunto foi tratado na mais recente edição da Revista Mais Santos.
O voto é obrigatório para todos os inscritos na Subseção Santos e que estejam em dia com o pagamento das anuidades. Existe multa de 20% do valor da anuidade para quem não justificar ausência após 30 dias do pleito. O advogado ou advogada só pode votar no local que for designado pela Comissão Eleitoral. Ou seja, não pode exercer seu direito em outra Subseção, sendo vedada a votação em trânsito.
Há uma novidade no sistema que irá eleger os novos representantes da classe. “É uma eleição diferente das quais participamos para as gestões 2013-2015 e 2019-2021. Uma eleição que vem depois de uma pandemia e que, agora, será por intermédio de urna eletrônica”, informa Julião. O resultado está previsto para ser divulgado menos de duas horas antes do fim da votação.
No pleito deste ano, as chapas devem atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, entre titulares e suplentes, e, ao mÃnimo, de 30% de advogados negros e advogadas negras, inscritos na OAB e que se autodeclaram como negros/as, ou seja, pretos/as ou pardos/as, ou definição análoga (critérios subsidiários de heteroidentificação).
Além do cargo de presidente, a Subseção também elege nesta quinta-feira (25): Vice-presidente; Secretário/a-Geral; Secretário/a-Geral Adjunto e Tesoureiro/a.
Foto: Jelcy Baltazar/Divulgação OAB