PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Festa da padroeira de Santos começa dia 23 de agosto, sem procissão

Da Redação

A pandemia afetou a tradicional programação em homenagem à padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat. Todo o roteiro foi adaptado pela Catedral, tendo em vista as recomendações de distanciamento social durante a quarentena. As mudanças começam já no dia 23 de agosto, quando a imagem da padroeira descerá o morro de bondinho, e não em procissão pelas escadarias.

Essa e outras medidas anunciadas pelos organizadores visam evitar aglomerações, já que a festa costuma atrair milhares de devotos da Cidade, arredores e várias outras regiões do Estado. Todos os eventos, no entanto, serão transmitidos online.

MAIS CEDO

No dia 23, a missa no Santuário do Monte Serrat será mais cedo, às 14h30, antecedendo a descida da imagem da padroeira; a celebração terá participação de apenas 15 convidados, devidamente credenciados. Após a descida, a imagem será encaminhada à Catedral em carreata pelo Centro, Zona Noroeste, Marapé, Vila Belmiro, passando na frente de unidades de saúde e hospitais, como a Santa Casa e a Beneficência Portuguesa.

A chegada de Nossa Senhora do Monte Serrat está prevista para às 18h30, quando haverá missa na Catedral, celebrada pelo bispo diocesano dom Tarcisio Scaramussa. Apenas 100 pessoas serão credenciadas.

CONSAGRAÇÃO

Até 8 de setembro – dia consagrado à padroeira – vão acontecer novenas e missas em quatro horários diários (9h, 15h, 17h e 19h). Nesse dia, em vez da tão esperada missa campal, na Praça José Bonifácio, celebrações (sempre restritas a 100 pessoas) estão previstas durante toda a manã. Às 14h, dom Tarcísio presidirá a missa principal e, às 15h30, será realizado o ato de Consagração à Padroeira de Santos, com a imagem em um carro de som, ao lado da Prefeitura, durante nova carreata (substituindo a tradicional procissão).

Dali a carreata seguirá para o Gonzaga e Ponta da Praia (igualmente passando por unidades de saúde), retornando ao Centro por volta das 17h30, quando a imagem da padroeira será levada de volta ao santuário, também no bondinho.

 - REVISTA MAIS SANTOS

(Crédito: Reprodução)