A estação do calor inicia daqui a exatos 30 dias. Com exceção dos moradores de Estados da região Norte e Nordeste, que não participam do Horário de Verão, todos os brasileiros devem adiantar os relógios em uma hora.
A medida é adotada porque nesta estação os dias são mais longos devido à posição da Terra em relação ao Sol. Como consequência, as pessoas acabam acendendo as luzes mais tarde, gerando economia no consumo de energia.
A data tem fixação de quatro meses, conforme decreto de 2008, e acontece a partir de meia noite do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até meia noite do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. A única exceção ocorre quando o domingo previsto para o término da data coincidir com o domingo de carnaval. Nestes casos, o Horário de Verão termina só no domingo seguinte.
O horário de verão acontece no Brasil desde o governo de Getúlio Vargas. Chamado de “Horário de Economia de Luz no Verão”, a primeira vez que a medida entrou em cena foi entre 1931 e 1932. A ideia durou cinco meses e só voltou a vigorar em 1985. Desde então, o paÃs adota a medida sem interrupções.