Empregados da Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos), permanecem em greve. A paralisação começou em julho e chegou a ser suspensa no mês seguinte, após 14 dias de duração. A ação foi retomada em 11 de agosto e continua, somando 52 dias. A categoria fará nova assembleia na segunda-feira (19).
Salários atrasados, que estavam entre os motivos da paralisação, foram pagos, mas a empresa ainda deve cinco cartões bônus (gifts), dois vales-refeições, três cestas-básicas e dois vales-transporte. Por esse motivo, a greve continua.
Os trabalhadores se baseiam em julgamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) sobre a campanha salarial para a data-base de maio, ocorrido em 31 de agosto.
A unanimidade dos juÃzes acompanhou a decisão da desembargadora Ivani Contini Bramante, que julgou a greve legal, mandou a empresa pagar os dias parados e reajuste salarial de 9,83%. O percentual será aplicado também nos benefÃcios e os trabalhadores ganharam 90 dias de estabilidade.
A sentença prevê a manutenção dos atuais benefÃcios e retorno ao trabalho somente quando forem pagos pela empresa os salários e benefÃcios atrasados. Estabelece ainda multa convertida aos trabalhadores, caso a Cursan, que deixou de mandar representantes ao julgamento, não cumpra a sentença.
A assembleia marcada para segunda-feira acontece à s 7 horas, na portaria do setor de obras (som) da empresa, na Rua Papa João Paulo II, 71, bairro SÃtio Cafezal.