PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Pontilhão é liberado ao tráfego após ser integrado a ciclovia em Santos

O pontilh√£o na conflu√™ncia das avenidas Hugo Maia e √Ālvaro Guimar√£es foi liberado para ve√≠culos, mas √īnibus e caminh√Ķes ainda n√£o podem fazer a convers√£o.¬†

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

O pontilh√£o na conflu√™ncia das avenidas Hugo Maia e √Ālvaro Guimar√£es, que passa por obras de revitaliza√ß√£o, foi reaberto ao tr√°fego de ve√≠culos, ap√≥s o t√©rmino da concretagem da ciclovia da importante via comercial da Zona Noroeste de Santos.

, que ter√° 900 metros de extens√£o.

Entretanto, √īnibus e caminh√Ķes procedentes da √Ālvaro Guimar√£es ainda n√£o podem fazer a convers√£o para ingressar na Hugo Maia.

Paralelamente, na via, prossegue o assentamento de tubula√ß√Ķes nas cal√ßadas para melhoria do sistema de capta√ß√£o das √°guas pluviais, de acordo com o engenheiro civil H√©lio Santos Jr., respons√°vel pela supervis√£o das obras.

A ciclovia da √Ālvaro Guimar√£es ter√° um total de 1.800m¬≤ de concreto pigmentado na cor vermelha, refor√ßado com fibra de polipropileno, com endurecedor de superf√≠cie e desempenado mecanicamente. A pista ter√°, em m√©dia, 2m de largura.

Projeto

O projeto envolve o trecho entre as pra√ßas Jer√īnimo La Terza e Jos√© de Oliveira Lopes, com a substitui√ß√£o de um total de 6.259m¬≤ de cal√ßadas acess√≠veis, permitindo melhorias na trafegabilidade e na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Tamb√©m ser√£o criadas faixas elevadas nas travessias, oferecendo mais conforto e seguran√ßa aos pedestres.

As obras começaram em janeiro de 2023 nas vias perpendiculares, em um conjunto de iniciativas da Prefeitura para tornar a área mais atraente a investimentos e à geração de empregos.

Segundo a Prefeitura, a √Ālvaro Guimar√£es contar√° com nova pavimenta√ß√£o nos 900 metros do trecho, totalizando 7.422m¬≤. ¬†O projeto de revitaliza√ß√£o, incluindo paisagismo, foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o prazo de conclus√£o √© de 17 meses ‚Äď expira no final deste semestre.

O projeto também envolve a instalação de 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134m de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, para melhor escoamento das águas pluviais.

O paisagismo tamb√©m ser√° reconfigurado, com a execu√ß√£o de grama e forra√ß√Ķes em 692m¬≤ e plantio de 51 √°rvores ornamentais regionais. Al√©m disso, a avenida ganhar√° bols√Ķes e baias para a parada de √īnibus, al√©m de novo mobili√°rio urbano como bancos e lixeiras, garantindo uma nova identidade visual para essa regi√£o da Zona Noroeste.

Conforme a administra√ß√£o municipal, a execu√ß√£o do projeto de revitaliza√ß√£o da Avenida √Ālvaro Guimar√£es e transversais est√° a cargo da empreiteira Sabino Com√©rcio & Empreiteira Ltda., vencedora da concorr√™ncia p√ļblica. O investimento √© de R$ 8.885.175,00, sendo R$ 7.995.654,93 da Secretaria de Governo e Rela√ß√Ķes Institucionais, do Estado, e o restante de recursos da Administra√ß√£o Municipal.