A Prefeitura de Santos vai abrir licitação para a restauração do edifÃcio da Procuradoria Fiscal do MunicÃpio. Classificado como NÃvel de Proteção 2, o imóvel terá reparos parciais na fachada e telhado.
O edital de concorrência já foi divulgado no Diário Oficial do MunicÃpio. A obra é estimada em R$ 3.612.585,55. Todos os recursos serão provenientes do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), do BNDES.
A abertura dos envelopes será no dia 11 de maio. Segundo o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (CONDEPASA), a obra no prédio, que fica na Rua XV de Novembro nº 179, no Centro Histórico deverá ter cuidados especiais pela empresa que vencer a licitação.
Restauração – Como prédio é histórico, o trabalho terá objetivo de retomar caracterÃsticas originais do revestimento, com acabamento em massa raspada. Hidrojateamento e aplicação de solvente para remover as sujeiras deverão ser feitos, seguido de pintura na cor cinza.
Toda a restauração de portas, janelas e gradis seguirão à risca o modelo original do prédio. Já o telhado, com estruturas de madeira e telhado de barro manterá suas caracterÃsticas. Apenas peças como tesouras e terças de madeiras serão substituÃdas por semelhantes, mas metálicas. Caibros e ripas serão de madeira de lei, e com tratamento imunizante.