PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos conquista dois prêmios no Fórum Nacional de Habitação

Santos teve destaque no 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, aberto em Cabedelo (PB). Dois projetos habitacionais de interesse social apresentados pela Prefeitura de Santos, através da Cohab-Santista, receberam, nesta sexta-feira (19), o ‘Selo de Mérito 2025’, reconhecimento concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

O Parque Palafitas, voltado à urbanização de áreas sobre palafitas, e o Retrofit Santos AD, de modernização de imóveis habitacionais, garantiram a premiação à Cidade, que tem se tornado referência em políticas públicas na área e têm transformado a vida de milhares de famílias. Os projetos receberam destaque pela inovação das propostas e pelo potencial de impacto social e urbano. O reconhecimento coloca Santos em evidência no cenário nacional de políticas públicas de moradia, área que ainda é um dos principais desafios das grandes cidades brasileiras.

O projeto ganhou o prêmio de ‘Solução Inovadora para Habitação’ do Fórum Nacional de Habitação, que tem o objetivo de reconhecer e divulgar anualmente projetos habitacionais voltados à habitação de interesse social e ao enfrentamento dos problemas históricos de irregularidades e riscos.

A Cidade, por meio da Cohab-Santista, foi escolhida na categoria ‘4.2 – Uso ou desenvolvimento de novas tecnologias ou sistemas alternativos em Habitação de Interesse Social (HIS)’.

O Parque Palafitas é considerado um dos maiores projetos de urbanização do Brasil. Neste projeto-piloto, estão sendo erguidas 60 unidades no local que abriga moradores de palafitas e que vai ganhar o nome de bairro Vila Gilda.

São construções com soluções rápidas e sustentáveis, infraestrutura completa, lazer e comércio. A expansão deste projeto-piloto pela área do dique poderá ser considerado o maior projeto habitacional da história de Santos.

A proposta prevê a consolidação e o reassentamento de milhares de famílias que vivem em palafitas na Zona Noroeste, em áreas de risco e sem infraestrutura básica.

O Parque Palafitas será composto por quatro prédios residenciais e 16 casas térreas, totalizando 60 unidades habitacionais, mais área comercial, associação dos moradores e deck flutuante. As áreas das unidades habitacionais variam entre 48 e 49m2, todas contendo dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e áreas de serviço.

“O Parque Palafitas é resultado de anos de planejamento e da parceria entre todas as esferas de governo, pois ninguém faz nada sozinho. É um projeto de transformação social inédito no Brasil. Vamos garantir casas seguras, infraestrutura completa e a chance de uma vida digna para quem hoje está em condições de vulnerabilidade. Além disso, engloba a ampliação da infraestrutura de serviços públicos prestados à população, acessibilidade, regularização fundiária, e a transformação do Dique da Vila Gilda no Bairro Vila Gilda”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

A Prefeitura, por meio da Cohab-Santista, também recebeu outra premiação no Fórum Nacional de Habitação: o Retrofit Santos AD, edifício térreo mais seis pavimentos, na Rua Gonçalves Dias, 8, e Rua do Comércio, 77, Centro, foi escolhido na ‘Categoria 4.3- Projetos de HIS- Habitação de interesse social’.

A idéia é transformar prédios do Centro de Santos, que hoje estão vazios ou em mau estado, em moradias populares, aproveitando a infraestrutura existente e estimulando a revitalização da Região Central. A Cohab está adaptando o prédio para oferecer 36 apartamentos, lavanderias em todos os andares, três espaços comerciais e um espaço de uso do condomínio. As unidades serão destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social da Unifesp.

Estas iniciativas fazem parte de um esforço maior para repovoar e revitalizar o Centro de Santos, trazendo novos moradores e incentivando o comércio local. A Prefeitura de Santos tem incentivado estes projetos por meio de benefícios fiscais, como isenção de IPTU durante as obras e para os primeiros compradores, visando atrair investimentos e promover a ocupação sustentável da Região Central da Cidade.

“A chegada de Projeto Retrofit representa um avanço para a Cidade, que possui diversos prédios históricos e residenciais que podem ser revitalizados sem perder sua identidade. Além de valorizar o patrimônio arquitetônico, a iniciativa também impulsiona a economia local, gerando empregos na construção civil e nos setores de Arquitetura e Engenharia”, destacou o prefeito Rogério Santos.

Com os prêmios, Santos passa a figurar entre os exemplos nacionais de inovação na política habitacional. A expectativa agora é ampliar parcerias e atrair novos investimentos para viabilizar as propostas. Ambos projetos possuem parcerias com os governos Estadual e Federal.

“As equipes da Cohab e da Prefeitura de Santos ficam honradas e motivadas em receber estes prêmios, após avaliação de técnicos renomados do Brasil, da área de habitação de interesse social. Porém, a nossa maior realização e o nosso maior prêmio é quando entregamos as chaves das moradias às famílias que mais precisam e efetivamente transformamos suas vidas, através de habitação com segurança e dignidade”, ressaltou o presidente da Cohab Santista, Maurício Prado.

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado anualmente pela ABC e pelo FNSHDU, é o principal evento do setor no Brasil. Com o tema sobre regularização fundiária e os programas de melhorias habitacionais, a 72ª edição do evento foi promovida em parceria com o Estado da Paraíba e A Prefeitura de João Pessoa, realizado em Cabedelo, com transmissão online.

O encontro reuniu gestores de Habitação de todo o País, além de representantes do Governo Federal, Poder Judiciário, setor da construção civil e sociedade civil organizada.