Da Redação
Uma quinta-feira de calor inclemente e histórico em Santos. De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Ãgua, a temperatura chegou a 41,7 graus, a maior marca desde outubro de 2003. A sensação térmica ficou nos 42 graus, enquanto a umidade relativa do ar também registrou um Ãndice preocupante, de apenas 17%, o que é considerado estado de alerta pela OMS.
Segundo ele, o calorão de hoje é prenúncio da chegada de uma nova frente fria. “Trata-se do encontro de dois fatores climáticos: uma massa de ar quente e úmido, que está há dez dias na região, e uma massa de ar que vem do interior do continente, atraÃda pela baixa pressão. Que está no litoral. Temos um vento noroeste e, com ele, o prenúncio da chegada de uma frente-fria. É o que chamamos de aquecimento pré-frontalâ€, explica.
Mar agitado e mau tempo
Enquanto isso, devido ao avanço de uma frente-fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão é de mar agitado a partir de sexta-feira, com pico da maré na madrugada de sábado (29).
O mar ficará agitado na região da BaÃa de Santos, com ondas do quadrante sulsudoeste variando de 1,6m a 2,3m de altura significativa entre sexta-feira (28) e domingo (30). Com relação ao nÃvel do mar, a maré poderá ultrapassar 1,8m na BaÃa de Santos e 1,9m no interior do estuário por volta de 02h de sábado, representando aumento de 60cm em relação à tábua de marés.
Em relação a meteorologia, de acordo com a previsão da Defesa Civil de Santos, as primeiras ocorrências de pancadas de chuva poderão se dar ainda hoje (27) no final do dia, mas é a partir de sexta-feira (28) que o tempo ficará mais instável, com risco para pancadas de chuva forte, acompanhadas de raios e intensificação dos ventos.
O tempo chuvoso persistirá no final de semana, com precipitação em vários perÃodos, tanto do sábado, quanto do domingo. Há previsão de chuva persistente nestes dias e com volume elevado de chuva no perÃodo.
Foto: Luigi Bongiovanni