PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Universidade de Santos é posto de coleta de donativos para as vítimas das chuvas no litoral Norte

São aceitas doações como alimentos não-perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos, que serão encaminhadas ao órgão responsável pela distribuição.

 

Foto: Divulgação / UNIP Santos

Da redação

As atividades de arrecadação e ajuda as pessoas que foram vítimas das chuvas no litoral norte ainda continuam. Nas seis cidades em estado de calamidade pública, mais de 1200 pessoas ficaram desalojadas e mais de 500 perderam suas casas, tendo que ficar acolhidas em abrigos e pontos da região. Foram registrados 48 óbitos.

A Universidade UNIP (Universidade Paulista) de Santos é mais um dos pontos de recebimento de doações às vítimas dos temporais ocorridos no litoral Norte de São Paulo, neste último final de semana.

No local, são aceitas doações como alimentos não-perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos, que serão encaminhadas ao órgão responsável pela distribuição.

A arrecadação está sendo feita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no campus UNIP Rangel, localizado à Av. Francisco Manoel, s/nº, Vila Mathias, e na Clínica de Saúde da UNIP, na Av. Ana Costa, 65.

 

Sobre o ocorrido: 

As cidades da Baixada Santista foram muito afetadas no último fim de semana, por conta das chuvas que atingiram a região, causando deslizamentos, alagamentos e até paralisação do Porto de Santos. As cidades de Bertioga e Guarujá foram as mais afetadas. Os munícipios estão em estado de calamidade pública.

A cidade de Bertioga registrou 683 mm, o maior temporal da sua história, segundo o segundo o Instituto Climatempo.

Em Guarujá foram registrados quase 400mm, o maior dos últimos 70 anos na cidade.

Em Santos o volume de chuvas chegou a 173,2mm, mesmo número de São Vicente.

A região de São Sebastião, uma das mais afetadas pelas inundações e deslizamentos no litoral norte de São Paulo, recebeu 640 mm de chuva em 24 horas. O volume é mais de três vezes maior que o registrado em 2014, quando choveu 179 mm em dez horas.

A Defesa Civil informou que o volume de chuvas foi de 250 mm, em Caraguatatuba,  sendo a média climatológica para todo o mês de fevereiro de 287,4 mm.