PUBLICIDADE

Santos / Economia

Comércio de Santos poderá funcionar até as 21 horas a partir deste sábado

Da Redação

Estabelecimentos comerciais de Santos poderão funcionar das 6 às 21 horas a partir deste sábado (8). Até então o horário estava limitado até as 20 horas.

A mudança vale para shopping centers, lojas, restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, comércio ambulante (exceto da orla da praia), salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e academias. Cada recinto deve abrigar, no máximo, 30% da capacidade de público.

A alteração dos protocolos no Município consta em portaria publicada neste sábado no Diário Oficial e acompanha decisão do Governo do Estado, que, nesta sexta-feira (7), prorrogou até dia 23 a fase de transição do Plano São Paulo, com novas flexibilizações em prol da retomada econômica.

Em todos os estabelecimentos seguem valendo as regras sanitárias quanto ao uso obrigatório de máscara, o distanciamento entre as pessoas e a disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes.

Ambulantes da orla

O comércio ambulante da orla da praia segue com horário de trabalho limitado entre 6h e 18h.

Templos religiosos

Templos religiosos também poderão receber público entre 6h e 18h, observando os protocolos sanitários e o limite de 30% da capacidade de cada recinto.

Esportes

Esportes náuticos voltam a ser permitidos de acordo com os protocolos definidos pela Secretaria de Esportes (Semes). E fica autorizada a prática de esportes coletivos em duplas, em áreas livres e abertas de estabelecimentos públicos ou privados.

Preocupação

Mesmo com a ampliação de horário, Nicolau Obeidi, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas Santos-Praia, está preocupado. O motivo é que, com o aumento dos casos que vem sendo registrado na cidade nos últimos dias, novas medidas restritivas possam interferir no funcionamento do comércio.

“A população deve ter a consciência de que, com o horário ampliado, não há necessidade de aglomerar. Os lojistas estão sendo rígidos com as regras sanitárias orientadas pelas autoridades. Se consumidor e comerciantes fizerem sua parte teremos o funcionamento regular das atividades comerciais e o risco de perda de empregos no setor será mínimo”, observa o dirigente.

Obeidi também comenta a respeito do funcionamento dos shoppings com essas novas regras. “Algumas tolerâncias foram dadas nessa nova flexibilização. Por exemplo: os shoppings vão funcionar até às 21 horas, porém, caso a pessoa esteja dentro dele até o fim do expediente permitido terá uma tolerância de duas horas para ir aos estabelecimentos ou à praça de alimentação. Mas é preciso entender que até os shoppings funcionam com 30% da capacidade conforme determina o decreto. É uma tolerância importante e fundamental para a retomada dos lojistas de shopping que foram muito prejudicados com o fechamento total por mais de 40 dias”.

Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos