Da Redação
Um total de 50 quiosques fiscalizados e um multado. Esse é o balanço da força-tarefa que a Secretaria de Saúde de Santos realizou, na tarde desta sexta-feira (15), por toda a orla da praia de Santod.
Participaram da operação aproximadamente 80 profissionais das seções de Vigilância Sanitária (Sevisa), Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) e Controle de Vetores (Secove). Eles percorreram todos os quiosques de alimentos distribuÃdos pela praia (seis estavam fechados no momento da ação).
Situado no canal 2, um quiosque foi multado em R$ 1,9 mil por falta de higiene, alimentos armazenados sem procedência e sem data de validade. Os fiscais também notificaram outros 37 estabelecimentos a realizarem melhorias.
Critérios
Entre os aspectos analisados pelas equipes, estiveram a documentação dos permissionários dos serviços, a higiene na manipulação de alimentos, os produtos com data de validade em dia, além da uniformização adequada e de procedimentos de prevenção à Covid-19 como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, além da distância mÃnima de 1,5 metro entre as mesas. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
“Alguns quiosques estão totalmente adequados, outros não, principalmente em relação aos documentos e à manipulação de alimentos. Estes, nós vamos notificar para fazerem o que deve ser feito. Nossa função é educar e orientar”, informa a chefe do departamento de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras.
Caso não cumpram as determinações, os permissionários podem receber multas que variam de R$ 1 a 10 mil, afirma a chefe da Sevisa, Luciane Marquês.
“No caso da documentação irregular, eles têm oito dias para comparecer à Vigilância Sanitária com os documentos atualizados. Se não levarem, recebem a multa. Já em relação à condição dos alimentos, se observarmos irregularidades, na mesma hora descartamos no lixo”.
Arboviroses
A Sevicoz expediu 65 notificações em toda extensão da praia. Nenhum foco de larva de mosquito foi encontrado.
Os fiscais orientaram não apenas os permissionários, mas munÃcipes quanto ao descarte correto do lixo para evitar a proliferação de roedores. Também distribuÃram material informativo sobre a dengue e outras doenças, causadas por mosquitos, como zika e chikungunya, com incidência muito alta no verão.
Pandemia
A chefe da Vigilância Sanitária ressaltou que, além da adequação dos permissionários, os munÃcipes devem continuar os cuidados em relação a possÃveis aglomerações nos quiosques.
“Do ponto de vista sanitário, todo local de consumo de alimentos é um ambiente crÃtico, porque as pessoas se aglomeram e tiram as máscaras para comer. Então, existe risco de contaminação. E nós pedimos que todos se atentem a isso e usem máscaras logo após se alimentarem”.
Como denunciar
Qualquer morador que observar irregularidades pode formalizar a denúncia por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h ou pelo www.santos.sp.gov.br/ouvidoria.
Fotos: Anderson Bianchi/PMS