Da Redação
Os Microempreendedores Individuais vêm ganhando força em Santos. De acordo com um levantamento realizado pela DataHub, plataforma de inteligência de dados multimercado, em 2021, a quantidade de novos MEIs na cidade cresceu 28,9% em relação a 2019, perÃodo pré-pandemia.
O municÃpio já conta com mais de 30 mil microempresas no total, sendo que só nos últimos 90 dias, foram abertos 1.505 negócios da modalidade. Atualmente, o segmento tem uma representatividade de 44,2% quando analisado juntamente com outros tipos de negócio na região, como pequenas, médias ou grandes empresas.
Segundo André Leão, Chief Product Officer (CPO) da DataHub, a pandemia fez com que algumas atividades desempenhadas por MEIs ganhassem mais força na cidade. “Entre os negócios mais populares estão a preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo, fornecimento de alimentos para consumo domiciliar, comércio de artigos do vestuário e acessórios, serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure e promoção de vendas. Com o cenário de desafios trazido pela pandemia, esses novos microempreendedores certamente enxergaram boas oportunidades nessas atividades”, diz.
Com o objetivo de apoiar os microempreendedores da cidade a criarem ou alavancarem seus negócios, o Programa Conecta Copersucar, promovido pela Copersucar, lÃder global na comercialização de açúcar e etanol, em parceria com o Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação, está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro para formação gratuita e online em empreendedorismo. São 30 vagas destinadas aos moradores do municÃpio. Para participar, é necessário se inscrever pelo link e aguardar o processo seletivo, que será realizado até o inÃcio das aulas.
“As aulas online do curso de formação em empreendedorismo do Programa Conecta tiveram inÃcio em 2020 e têm se mostrado um sucesso. Isso nos motiva a continuar oferecendo aos nossos alunos a melhor experiência de aprendizado possÃvel. Esperamos contribuir para a qualificação de empreendedores de todas as idades e ajudá-los a concretizar seus sonhos”, explica o gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Copersucar, Bruno Alves.
Moradora de Santos, a ex-aluna Natasha da Silva Alberti dos Santos, 30 anos, proprietária da Natasha Alberti Copywriter, afirma que o curso foi responsável por sua carreira como empreendedora. “Eu costumo dizer que existe a mulher antes e depois do Conecta, pois foi um divisor de águas pra mim. Me abriu os olhos para muita coisa, me formou como empreendedora e eu sou muito grata por esse projeto. De fato, fez uma grande diferença em minha vida”, afirma.
Já Aline Barboza dos Reis Correia, 37 anos, proprietária da WA Festas e Eventos, afirma que o curso contribuiu para o entendimento da parte financeira da empresa. “Fiz o curso porque queria consolidar minha empresa no mercado. Aprendi a não focar apenas no atendimento e, sim, em um todo. Aprendi também a cuidar da questão financeira. Foi essencial para eu ‘arrumar a casa’ e entender sobre precificação correta e fluxo de caixa”, destaca.
A formação online
Programada para acontecer entre março e junho, a formação será ministrada no perÃodo da manhã e terá entrega de certificado aos aprovados. Entre os temas, tópicos como inovação, ferramentas digitais para negócios, autoconhecimento, plano de negócios e matemática financeira. Os alunos também receberão camisetas do programa e auxÃlio internet.
“É fundamental promover o conhecimento para aqueles que querem desenvolver seus empreendimentos ou melhorar algum aspecto do negócio que já possuem. A metodologia utilizada no programa combina todos os principais elementos que um empreendedor tem que saber para que possa caminhar com seus projetos de forma mais assertiva e eficiente”, explica a diretora do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan.