PUBLICIDADE

Santos / Economia

Santos prorroga pagamento da primeira parcela e cota única do IPTU; outras cidades também estão com novas datas

Da Redação

O vencimento da primeira parcela e cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022, em Santos, foi prorrogado para o dia 28 de janeiro. A alteração acontece por meio do decreto nº 9.566, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (12). Cabe lembrar que o pagamento em cota única oferece desconto de 4% aos santistas.

Caso o munícipe deseje manter a data de pagamento anterior, de 17 a 23 de janeiro, poderá fazê-lo normalmente. Se optar pela nova data, deverá emitir uma segunda via do boleto bancário no site da Prefeitura de Santos.

Há ainda a opção de ir ao Poupatempo (Rua João Pessoa, 246 – Centro), mediante agendamento, onde será emitido boleto para pagamento em qualquer banco, ou no caso do boleto sem CPF, nas agências do Bradesco ou correspondentes bancários.

Vale recordar que muitos munícipes de Santos reclamam não ter recebido até agora o carnê do IPTU em suas residências, o que geralmente acontece no final do ano anterior ao qual o imposto se refere.

O Portal Mais Santos apurou que este problema aconteceu em razão da mudança de banco efetuada pela Prefeitura perto do período das festas de Natal e Ano Novo – da Caixa para o Bradesco. No entanto, os carnês estariam no Correio para serem entregues.

Como fazer

Para impressão do documento, o munícipe deve acessar o site e, na tela inicial, selecionar o exercício de 2022, colocar o número de inscrição do imóvel e digitar o código de verificação que aparecerá na tela.

Abaixo da inflação

Pelo segundo ano seguido, a atualização monetária do IPTU de Santos é menor do que a inflação acumulada nos últimos 12 meses. A atualização foi de 8,99%, enquanto a inflação acumulada de um ano fechou em 10,74% no mês de novembro. A administração prevê uma arrecadação de R$ 550 milhões, que serão utilizados nas despesas gerais do Município, como educação, saúde, zeladoria e serviços.

Outras cidades também prorrogam

A Prefeitura de São Vicente prorrogou o período para pagamento de IPTU com 5% de desconto em cota única. O prazo anterior era 7 de janeiro e foi estendido até o dia 31 deste mês. A prorrogação foi autorizada pelo Decreto Municipal nº 5745 e vale para outros tributos referentes a 2022.

Segundo a secretária da Fazenda, Marianne Antunes, o período foi estendido para dar mais tempo para os contribuintes aproveitarem o desconto. “Com os 5% de desconto, o valor fica igual ao do ano passado. Isso é bom tanto para o munícipe como para a Prefeitura.”

Uma alternativa para obter o boleto da cota única de IPTU é o site oficial da Prefeitura. Para encontrar o documento basta seguir o passo a passo disponível no link www.saovicente.sp.gov.br/cotaunicaiptu.

Já em Cubatão, a Secretaria Municipal de Finanças também informa que definiu data de vencimento do pagamento do IPTU de 2022. Para a zona industrial, a primeira parcela e a cota única vencem em 10 de fevereiro. As demais parcelas também vencem todo dia 10, totalizando 11 parcelas.

Já para o IPTU residencial e comercial (exceto zona industrial), a primeira parcela e a cota única vencem em 25 de maio. As demais parcelas vencem todo dia 25, totalizando 8 parcelas. Vale lembrar que, para o pagamento da cota única (tanto área industrial quanto área urbana), tem desconto de 5% à vista. A previsão é de que os carnês sejam entregues até 20 dias antes do vencimento.

A data de vencimento de 25 de maio vale também para início do pagamento de outros impostos como o ISSQN fixo estimado, taxas de poder de polícia (de publicidade, vigilância, localização e licença pra construção) e taxas de serviço para o município. Antes, esses tributos eram pagos em quatro vezes, agora poderão ser quitados em até 8 pagamentos mensais – e maio a dezembro.

A Secretaria de Finanças informa que o remanejamento da data do imposto se deu por conta da transição da plataforma de informática do município responsável pelos cálculos dos tributos no sistema, entre outros serviços.

Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos