PUBLICIDADE

Santos / Educação

Programa do MEC abrirá 1,5 milhão de vagas em educação profissional

Por Mariana Tokarnia
repórter da Agência Brasil 

O Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) vai ofertar mais 1,5 milh√£o de vagas em educa√ß√£o profissional e tecnol√≥gica at√© 2023. O aumento das vagas faz parte do programa Novos Caminhos, lan√ßado hoje (8). Com o programa, as atuais 1,9 milh√£o de vagas passar√£o para 3,4 milh√Ķes em todo o pa√≠s, representando um aumento de 80%. O ministro da Educa√ß√£o, Abraham Weintraub, assinou quatro portarias para dar andamento ao programa.

Segundo o ministro, o objetivo √© acabar com preconceitos em rela√ß√£o a cursos t√©cnicos e melhorar a qualifica√ß√£o dos profissionais. ‚ÄúUm curso t√©cnico bom permite ao jovem ter renda superior a algu√©m formado em curso superior, que n√£o tem foco na realidade‚ÄĚ.

Essas vagas dever√£o ser ofertadas tanto no ensino m√©dio quanto para jovens e adultos que j√° est√£o fora da escola. A pasta pretende tamb√©m articular a oferta dos cursos com a demanda do mercado de trabalho. ‚ÄúA educa√ß√£o tem que estar voltada para o mercado de trabalho, n√£o pode dar as costas e ignorar as demandas do setor produtivo‚ÄĚ, disse o secret√°rio de Educa√ß√£o Profissional e Tecnol√≥gica, Ariosto Antunes Culau.

O programa prev√™ uma s√©rie de a√ß√Ķes, que incluem mudan√ßas na regula√ß√£o da oferta de cursos t√©cnicos, forma√ß√£o de professores e amplia√ß√£o de cursos profissionais e t√©cnicos. O novo programa se baseia em tr√™s eixos: Gest√£o e Resultados; Articula√ß√£o e Fortalecimento, e Inova√ß√£o e Empreendedorismo.

Formação de professores

A meta da pasta, al√©m da abertura de novas vagas para estudantes √© preparar 40 mil professores da rede p√ļblica at√© 2022 com aulas sobre atualiza√ß√£o tecnol√≥gica, t√©cnicas pedag√≥gicas voltadas para a educa√ß√£o profissional, empreendedorismo e orienta√ß√£o vocacional e profissional. Ser√£o abertas tamb√©m 21 mil vagas para forma√ß√£o de professores de ci√™ncias e de matem√°tica.

Deverão ainda ser reconhecidos mais de 11 mil diplomas de pessoas que concluíram a formação técnica na rede privada de ensino superior desde 2016, mas não tinham chancela da pasta por conta da ausência de ordenamento jurídico.

Pesquisa aplicada

O MEC pretende criar um escrit√≥rio, que atuar√° na articula√ß√£o entre os setores p√ļblico e privado. Esse escrit√≥rio dever√° estimular a pesquisa aplicada, inova√ß√£o e inicia√ß√£o tecnol√≥gica. Ser√£o lan√ßados editais para estudantes, professores e pesquisadores com investimento total de R$ 60 milh√Ķes at√© 2022.

Além disso, a pasta anunciou a criação de cinco polos de inovação nos institutos federais voltados para empreendedorismo e pesquisas aplicadas.

Cat√°logo de cursos

A pasta vai atualizar o cat√°logo nacional de cursos t√©cnicos, que orienta a oferta em todo o pa√≠s. O cat√°logo vigente, segundo o MEC, foi atualizado em 2014, bom base no cen√°rio do Brasil em 2013. ‚Äú[Vamos fazer a] identifica√ß√£o dos conhecimentos e habilidades, das novas profiss√Ķes, que devem ser incorporadas ao cat√°logo‚ÄĚ, disse o secret√°rio Culau. Para a atualiza√ß√£o, o setor produtivo dever√° ser procurado para expor a atual demanda.

A pasta pretende tamb√©m consolidar um novo marco regulat√≥rio para a oferta de cursos t√©cnicos por institui√ß√Ķes privadas de ensino superior.

Parceria com estados

Em parceria com os estados, a intenção é ofertar, até 2022, 2 mil vagas de mestrado profissional em redes estaduais.

Mais de 100 mil vagas voltadas para a qualifica√ß√£o profissional dever√£o ser ofertadas com recursos do Bolsa Forma√ß√£o, que est√£o, de acordo com o MEC, nas contas dos estados e do Distrito Federal. Para isso, ser√£o repactuados R$ 550 milh√Ķes. Os entes federados poder√£o buscar parcerias com o Sistema S e com a rede federal.

Cen√°rio internacional

De acordo com dados apresentados pelo MEC, o Brasil está distante da oferta de educação profissional e técnica de outros países. Enquanto no Brasil a oferta de ensino técnico chega a 8% das matrículas de ensino médio, no Reino Unido esse percentual é de 63%; na União Europeia, 48%; e, no Chile, 31%.