PUBLICIDADE

Santos / Educação

Santos investe em manutenção das escolas para retorno gradual dos alunos

Da Redação

Com o retorno das aulas em formato híbrido, as 86 escolas municipais de Santos têm recebido visitas constantes das equipes de manutenção do Departamento Administrativo, Financeiro e de Infraestrutura, da Secretaria de Educação (Seduc). Entre 2013 a 2020 foram investidos mais de R$ 30 milhões nestas intervenções e, somente no último mês, 13 unidades passaram por algum reparo, além da própria sede de secretaria, a Coordenadoria de Merenda e o Almoxarifado.

No último mês, a escola João Walter Sampaio Smolka, por exemplo, recebeu manutenção elétrica em ventiladores do pátio, pinturas das paredes dos corredores do prédio administrativo, pisos externos, alambrados, muros internos e portas e grades metálicas, limpeza de galerias de águas pluviais e de caixas de passagem, e colocação de azulejos do lactário.

A escola Alcides Lobo Viana teve troca do reparo da válvula do banheiro feminino, troca da válvula do banheiro da cozinha, troca da torneira da sala amarela e instalação de oito tomadas elétricas (quatro na sala dos professores; duas na sala de vídeo e duas na secretaria).

As unidades José Carlos de Azevedo Júnior e Auxiliadora da Instrução receberam a instalação de motobombas. Na José da Costa Barbosa, foi feita a instalação de 12 torneiras no bebedouro.

Para as manutenções, a Seduc aproveita material disponível no almoxarifado e itens que são comprados pelas APMs (Associação de Pais e Mestres), verba doada pelos pais dos alunos e funcionários das escolas.

Andradas II terá reforma geral

A escola Andradas II está passando por serviços emergenciais desde 15 de abril e estudos estão sendo finalizados para que a unidade passe por uma reforma geral, incluindo o telhado do prédio, onde foram identificadas infiltrações.

Desde fevereiro, visitas são feitas, regularmente, por técnicos da secretaria de Educação e, quando necessário, são acionados engenheiros da Defesa Civil para vistoriar a unidade.

Paralelamente, a Prefeitura está elaborando um projeto e busca recursos para reforma geral. A previsão é de que a intervenção seja realizada e concluída neste ano.

Foto: Divulgação/PMS