Na manhã de ontem (2), mais de 40 mil ciclistas participantes do Pedal Anchieta 2018 percorreram um total de 55 quilômetros até Santos. O evento ciclÃstico tem largada no quilômetro 12,6 da Rodovia Anchieta, em São Paulo e descida pela via até o Largo Marquês de Monte Alegre, no bairro Valongo.
A comemoração do esporte foi marcada pela assinatura do decreto que regulamenta a lei 10.095/1998, que dispõe sobre o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo, pelo governador Márcio França, em cerimônia realizada em frente ao Museu Pelé. O documento tem como alguns objetivos, planejar a implantação de infraestrutura de ciclovias ou ciclofaixas nas rodovias estaduais e integração com o sistema intermunicipal de transportes. Além disso, prevê o desenvolvimento do Programa Especial de Ciclovias e Ciclofaixas, sob a coordenação da Secretaria de LogÃstica e Transportes do Estado de São Paulo.
“A partir de agora esse formato (de descida) está, de maneira institucional, resolvido. Isso serve de bom exemplo para que possamos resolver conversando tantos outros problemas que temos no Brasilâ€. As grandes soluções vêm do entendimento de muitas cabeças, e tenho certeza que é isso que apontamos para cáâ€, disse o governador em seu pronunciamento.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa falou sobre o esporte “Uma tradição muito forte no esporte. Também somos um dos municÃpios que tem o maior volume de ciclovias do Brasil. São quase 50 quilômetros. Também temos o Bike Santos, em que as pessoas podem utilizar as bicicletas, distribuÃdas em mais de 37 estações pela Cidade, para a locomoção, e o Bike Kids, para que as crianças também possam usufruir das bicicletas. Por isso é importante que possamos investir no esporte e no ciclismo, que tem muita participação aqui”.
Fotos: Susan Hortas e Márcio Bernardino



