PUBLICIDADE

Santos / Porto

Ação conjunta entre Polícia e Receita Federal apreende 405kg de cocaína no Porto de Santos

A carga tinha como destino a França, mas seria descarregada no porto de Antuérpia, na Bélgica.

 

Vídeo: Receita Federal

Por Vinícius Farias

Em uma operação conjunta entre a Polícia e Receita Federal, nesta segunda-feira (7), foram apreendidos 405kg de cocaína em um navio no Porto de Santos. A carga tinha como destino a França, mas seria descarregada no porto de Antuérpia, na Bélgica.

Segundo a Receita Federal, o contêiner continha aproximadamente 25 toneladas de açúcar. Ele foi selecionado para conferência física pela equipe de gestão de riscos da Receita Federal através de critérios objetivos de análise, incluindo a inspeção não intrusiva da carga por imagens de escâner, além do uso dos cães de faro da Alfândega de Santos.

Durante a ação, os animais constataram que haviam drogas na carga. Após a indicação dos cães de faro, a primeira fiada de sacas de açúcar foi desovada do contêiner e, na segunda fiada, foram identificadas vinte e cinco sacas com embalagens diferentes, sem a marca do fabricante da carga lícita.

De acordo com a Receita, a técnica criminosa empregada é denominada “Rip-Off modality”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e dos importadores. O uso dessa técnica dificulta a gestão de risco aduaneiro, requerendo servidores especializados na análise de imagens e conhecimento no controle da movimentação de contêineres de exportação.

O entorpecente foi entregue à Polícia Federal (PF), que realizou perícia no local, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.