Da redação
A Receita Federal e a Polícia Federal em uma ação conjunta na tarde desta sexta-feira (01), localizaram 198 quilos de cocaína no interior de um contêiner destinado à Europa. A droga estava entre uma carga de café em grãos torrados, acondicionados em sacas, cujo destino final era a Suíça. Porém, o contêiner passaria por baldeação no Porto de Gioia Taurus, na Itália.
Os agentes realizavam fiscalização para conferência através de análise de risco, incluindo a inspeção por escâner. Durante os trabalhos, o cão de faro da Receita Federal sinalizou a presença de entorpecente.
Aberto o contêiner, foram localizados, no meio da carga, entre a terceira e quarta fileiras, seis sacos de ráfia contendo 182 (cento e oitenta e dois) tabletes de uma substância branca aparentando ser cloridrato de cocaína, pesando 198 (cento e noventa e oito) quilos.
Em função das características observadas na operação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “rip-on/rip-off”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal que acompanhou todo o trabalho de desova e prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Alfândega.