Da Redação
Dois contêineres caíram do navio Monte Alegre, durante operação de desembarque no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, que é operado pela Santos Brasil. O caso foi registrado às 6h20 desta quinta-feira (14).
Um deles, que continha resina química (informada como não poluente), afundou no mar e, posteriormente, foi içado. O outro caiu no Cais. Mais três ficaram inclinados acima da linha do convés e foram retirados.

Em nota, a Santos Brasil informa que não houve feridos nem dano ao meio ambiente nem avarias aos equipamentos envolvidos. O plano de emergências foi acionado diligentemente e as operações do terminal não foram afetadas.
Ibama, Cetesb, SPA (Santos Port Authority) e Marinha acompanharam os trabalhos. O Ibama informou que foi recolhida água para fazer análise laboratorial, embora o produto não apresente nenhum problema,
“De qualquer forma, é uma queda de contêiner com produtos dentro. Foi uma falha, pelo que se propõe, de manuseio na hora da manipulação dos contêineres. Vamos ficar atentos e fazer análise para avaliar quais sanções serão decididas pelo Ibama”, afirma Ana Angélica Alabarce, chefe do Ibama em Santos.
A SPA também enviou nota a respeito do assunto. Eis a íntegra:
“A Santos Port Authority (SPA) foi notificada, por volta das 8h45 min desta quinta-feira (14) de incidente no terminal Santos Brasil, onde houve choque entre contêineres, seguida da queda de cinco deles. A SPA imediatamente destacou equipes de Segurança do Trabalho e ambiental para acompanhar e identificar necessidades de medidas de mitigação.
Um dos contêineres caiu no mar e foi retirado pelos próprios operadores, sem danos ao meio ambiente ou à navegação”.
Confira o vídeo de um desses momentos no Instagram @maissantos.
Fotos: Divulgação