PUBLICIDADE

Santos / Porto

Estivadores paralisam operação em terminal que não utilizava mão de obra avulsa

Da redação

Na manhã desta sexta-feira (25), os trabalhadores da estiva realizaram uma manifestação em frente ao terminal Ecoporto, no bairro Valongo em Santos. Eles não concordam com o fato da empresa utilizar mão de obra própria, deixando de escalar os avulsos. Isso, segundo o sindicato da categoria, não está previsto no acordo firmado com o terminal.

Como forma de protesto, um grupo esteve no local para impedir a operação de um navio carregado de veículos. O Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) foi acionado para negociar a dispersão dos trabalhadores. Veja o vídeo:

Por volta das 11h30, o comandante da embarcação decidiu encerrar as atividades e subiu a rampa de acesso ao navio.

Na última quarta-feira (23), a manifestação foi em frente ao terminal Proporto. Segundo o Sindicato dos Estivadores, houve o mesmo problema. De acordo com a nota divulgada pela entidade sindical, “após diversas tentativas de contato através de ofícios enviados a empresa, buscando uma mesa de negociação, a direção e os trabalhadores do Sindestiva verificaram que estavam prestes a iniciar a operação sem a empresa ter nenhum tipo de acordo coletivo de vínculo de estivadores com o Sindicato”, esclarece o texto. A nota diz ainda que o acordo firmado só permita operações com 100% de mão de obra avulsa.

Porém, na manhã de quinta-feira (24), os trabalhos foram realizados sem o cumprimento do acordo coletivo, afirma a direção da categoria.

O MAIS SANTOS tenta contato com os terminais e aguarda respostas para atualizar a matéria.

Imagens: Divulgação/ Sindicato dos Estivadores