A quantidade média de fretes rodoviários com destino aos portos brasileiros caiu 30% em abril em relação a março, apontou pesquisa realizada pela plataforma de transportes FreteBras com base no movimento observado em Itaguaà (Rio de Janeiro), Suape (Pernambuco), Tubarão (EspÃrito Santo), Santos (São Paulo), Paranaguá (Paraná) e Rio Grande (Rio Grande do Sul).
De acordo com a pesquisa, o porto mais afetado foi o de ItaguaÃ, com uma queda de mais de 64% no volume de fretes na comparação. Em seguida aparecem Santos e Tubarão, ambos com redução de quase 60%. No porto de Suape, a diminuição foi de 41%, enquanto Rio Grande e Paranaguá tiveram quedas de 24% e 9%, respectivamente.
“Essa análise nos mostra que realmente estamos diante de um cenário extremamente negativo para as exportações do Brasil. A demanda de transporte para os produtos chegarem aos portos caiu drasticamente em função do coronavÃrus, em parte explicada por uma redução na demanda internacional e também por uma queda na produção internaâ€, afirma, em nota, Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras.
Os números foram levantados por meio da plataforma, que possui mais de 390 mil caminhoneiros cadastrados, o que equivale a um terço dos motoristas de carreta do Brasil.
Fonte: Abtra – Valor Online
Foto: Tomaz Silva (Agência Brasil)