O Porto de Santos receberá a maior carga de fertilizantes da sua história. Carregado com mais de 72 mil toneladas de sulfato de amônio a granel (42.200), o navio Panamax Breeze partiu dos portos de Yantai e Qinhuangdao, na China e deve atracar neste sábado, dia 23, no Terminal MarÃtimo do Guarujá (Termag). O navio chegou à Barra de Santos no último domingo, dia 17.
O destino de mais de 90 por cento da carga (91,5%) é o municÃpio de Rondonópolis, no Mato Grosso. O restante irá para Cubatão, na Baixada Santista e para a cidade de Itapetininga, no interior do Estado.
Para transportar tudo por caminhões, seriam necessários aproximadamente 1.270 bitrens, que têm, cada um, cerca de 20 metros de comprimento. Se enfileirados, mantendo uma distância mÃnima de segurança para circulação, eles formariam um comboio de mais de 50 km. Mas, felizmente, isso não vai acontecer. Grande parte do produto será escoado via modal ferroviário.
“Os terminais têm procurado soluções multimodais para otimizar os fluxos de carga no porto. O Termag, incluÃdo nesta tendência, criou regras de prioridade que serão utilizadas nesta operação: tem preferência para atracação os navios que forem escoar mais de 80% do volume descarregado pela malha ferroviária, como é o caso do Panamax Breezeâ€, explica Ewerton John, diretor do Grupo Orion, agência responsável pela escala do navio no Porto de Santos.
“O aumento do uso do transporte ferroviário significa menos tempo de espera para os navios na Barra, menos custos e, neste caso, menos filas de caminhõesâ€, conclui. O transporte rodoviário ainda responde por mais de 60% de tudo o que circula no paÃs, apesar de ser mais poluente e mais caro que o modal ferroviário.
A viabilização de navios maiores descarregando fertilizantes tende a melhorar também os nÃveis de frete. Além de gerarem ganhos de escala – posto que navios maiores têm um custo menor por tonelada transportada – embarcações deste porte são as mais utilizadas para a exportação de granéis agrÃcolas do Brasil.
Há um grande interesse dos armadores (donos de navios) no transporte dos fertilizantes como forma de posicioná-los para o carregamento de grãos e açúcar a granel. A expectativa é que o Panamax Breeze retorne ao exterior também carregado destes produtos. A negociação deve ocorrer durante a operação de descarga, que vai durar cerca de seis dias.