PUBLICIDADE

Santos / Porto

Marinha divulga balanço de Operação no Porto de Santos contra o crime organizado; confira

A Opera√ß√£o ‚ÄúLais de Guia‚ÄĚ acontece h√° cinco meses no Porto de Santos, no √Ęmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prevista para durar at√© 3 de maio deste ano.

 

Foto: Marinha do Brasil

Da redação

A Marinha do Brasil (MB) fez um balan√ßo da Opera√ß√£o ‚ÄúLais de Guia‚ÄĚ, que ocorre no Porto de Santos, no √Ęmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prevista para durar at√© 3 de maio deste ano, conforme o Decreto assinado pelo Presidente da Rep√ļblica, Luiz In√°cio Lula da Silva, em novembro de 2023. A a√ß√£o tem como¬†objetivo de combater o crime organizado e o tr√°fico de armas e drogas

A a√ß√£o policial acontece h√° cinco meses e j√° foram apreendidos mais de 93 quilos de drogas, tr√™s armas e muni√ß√Ķes, al√©m de oito ve√≠culos e maquin√°rios. Durante o per√≠odo, os militares da MB realizaram, ainda, 9.540 abordagens (7.445 ve√≠culos e 2.095 embarca√ß√Ķes).

Até agora, 5.973 pessoas (4.543 passageiros e 1.430 funcionários) foram revistadas, e mais de 4.500 bagagens inspecionadas. Também foram inspecionados cascos, contêineres e cargas de 131 navios.

A MB contou com apoio da Pol√≠cia Federal (PF), Receita Federal e Pol√≠cias Civil e Militar, para a dissuas√£o do crime organizado por meio da a√ß√£o ostensiva do Poder Naval, com a√ß√Ķes de patrulha e inspe√ß√£o, abordagens e vistorias.

Foto: Marinha do Brasil

Operação Lais de Guia 

O nome da opera√ß√£o faz refer√™ncia a um n√≥ conhecido pelos marinheiros, que √© f√°cil de desatar e representa uni√£o das for√ßas armadas e √≥rg√£os de seguran√ßa p√ļblica. A a√ß√£o tem o objetivo de combater o tr√°fico internacional de drogas e impedir a importa√ß√£o e exporta√ß√£o de armas e entorpecentes no maior complexo portu√°rio da Am√©rica Latina.¬†

Ela reforça o patrulhamento e a inspeção naval nas áreas marítimas, sem impacto no funcionamento regular das localidades.

Segundo a MB, o policiamento é ostensivo, funcionando 24h por dia, durante sete dias da semana, e os acessos pelas rodovias, mares e canais de navegação dos terminais são monitorados.

Foto: Marinha do Brasil