PUBLICIDADE

Santos / Porto

Navio chinês monitorado pela Anvisa entra no Porto de Santos

Da redação

O navio com bandeira de Hong Kong, Kota Pemimpin, atracou no Porto de Santos no início da tarde desta quarta-feira (19). A embarcação passou a ser monitorada pelas autoridades em saúde do Brasil devido à notificação do comandante informando sobre a suspeita de Coronavírus em dois tripulantes. O fato foi descartado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A manobra seria realizada pela Praticagem do Porto de Santos na terça-feira (18), mas por causa da maré baixa precisou ser adiada. Para garantir a segurança, os práticos entraram no navio utilizando equipamentos especiais para evitar uma suposta contaminação.

Toda essa precaução vem acontecendo por que antes de chegar ao Porto de Santos, o Kota Pemimpin passou por quatro portos chineses em janeiro. Agora, conforme as normas de saúde, todos os tripulantes irão passar por nova avaliação médica.

Em nota, a Anvisa informa que a inspeção na embarcação é necessária para que a Anvisa possa emitir o Certificado de Livre Prática (CLP), documento fornecido a todas as embarcações regulares que atracam nos portos brasileiros. O Certificado engloba um grupo de documentos que permitem à Agência avaliar se há viajantes doentes e se a embarcação é proveniente de áreas de risco de transmissão de alguma doença de interesse em saúde. Na maior parte dos casos, o documento é concedido de forma eletrônica (via rádio). No entanto, diante da comunicação de algum evento de saúde pelo capitão da embarcação, a emissão é vinculada a uma inspeção a bordo.

Imagens: Jean Sgarbi/ Record TV Litoral