PUBLICIDADE

Santos / Porto

PF realiza exercícios simulados para atestar segurança no Porto de Santos

Da Redação

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (25), exercícios simulados para atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária nos portos de Santos, Paranaguá/PR e Itajaí/SC. Neles, policiais federais simularam o acesso aos portos sem os devidos elementos de identificação para verificarem o cumprimento dos protocolos de segurança por parte dos funcionários do terminal.

Foi verificada, ainda, a atua√ß√£o da seguran√ßa portu√°ria em casos de ingresso n√£o autorizado de embarca√ß√Ķes nos terminais e introdu√ß√£o de drogas em cont√™ineres. Tamb√©m foram realizados, exerc√≠cios de retomada da instala√ß√£o portu√°ria, com o objetivo de os policiais exercitarem as t√©cnicas para este tipo de interven√ß√£o.

A Pol√≠cia Federal, que exerce a presid√™ncia da Comiss√£o Nacional de Seguran√ßa P√ļblica nos Portos, Terminais e Vias Naveg√°veis (Conportos) no √Ęmbito federal e as CESPORTOS (√Ęmbito estadual) t√™m orientado seus esfor√ßos para a constru√ß√£o de protocolos de seguran√ßa adequados aos complexos portu√°rios nacionais e para o cumprimento do C√≥digo Internacional para Prote√ß√£o de Navios e Instala√ß√Ķes Portu√°rias (C√≥digo ISPS).

O C√≥digo, internalizado no ordenamento jur√≠dico nacional pelo Decreto n¬ļ 9.988, de 26 agosto de 2019, exige coopera√ß√£o e entendimento cont√≠nuos e efetivos entre os entes p√ļblicos e privados atuantes no universo mar√≠timo e portu√°rio, de modo a detectar amea√ßas √† prote√ß√£o e tomar medidas preventivas contra incidentes de prote√ß√£o que afetem navios ou instala√ß√Ķes portu√°rias utilizadas no com√©rcio internacional, por meio da aquisi√ß√£o de conhecimentos e habilidades.