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Santos / Porto

Porto de Itaqui √© rota mais curta para √Āsia

Com 13 terminais e 21 empresas instaladas, o Porto de Itaqui tem ganhado relev√Ęncia dentro da estrat√©gia das empresas de exportar seus produtos pelo Norte do Pa√≠s ‚Äď caminho mais r√°pido para a √Āsia, por exemplo. No ano passado, foram movimentadas 22 milh√Ķes de toneladas s√≥ no porto p√ļblico, sem considerar os terminais instalados nas proximidades, como o Ponta da Madeira ‚Äď da Vale ‚Äď, um dos maiores exportadores de min√©rio do mundo.

A localiza√ß√£o e as boas condi√ß√Ķes da ba√≠a t√™m chamado a aten√ß√£o dos investidores. No ano passado, por exemplo, os chineses compraram o projeto de constru√ß√£o do Terminal de S√£o Lu√≠s, para movimenta√ß√£o de fertilizantes, gran√©is l√≠quidos e carga geral, sobretudo celulose. O empreendimento deve custar R$ 1,7 bilh√£o. H√° ainda outro R$ 1,2 bilh√£o em obras de expans√£o em andamento e novas licita√ß√Ķes que ser√£o feitas dentro do porto.

Mas esse potencial do complexo n√£o significa que esteja habilitado para ser uma zona franca de exporta√ß√£o, como prop√īs o relator da reforma tribut√°ria, Roberto Rocha (PSDB-MA). Essa n√£o √© a voca√ß√£o do porto, afirma um especialista no setor que prefere n√£o se identificar. Para ele, n√£o faz sentido essa decis√£o, uma vez que o porto √© exportador, sobretudo, de commodities, como min√©rios e gr√£os. O mercado mundial quer a soja, n√£o o derivado do gr√£o, diz o especialista.

Além disso, afirmam outros executivos, o momento atual não é propício a esse tipo de discussão. Até a Zona Franca de Manaus, já consolidada no País, tem sido alvo de questionamentos por parte de integrantes do governo. No Porto de Itaqui, dizem fontes do setor, a discussão tem de ir na direção da expansão e no desenvolvimento de novos terminais.

Para o vice-presidente da Federa√ß√£o das Ind√ļstrias do Maranh√£o, Celso Gon√ßalo, ainda √© muito prematuro debater se o Porto do Itaqui tem ou n√£o condi√ß√Ķes de suportar uma transforma√ß√£o de S√£o Lu√≠s em uma esp√©cie de ‚Äúzona franca‚ÄĚ. ‚ÄúS√≥ a concretiza√ß√£o dos neg√≥cios trariam a real necessidade de amplia√ß√£o e melhorias no Porto.‚ÄĚ

Mas a proposta, vista como jogo pol√≠tico, tem adeptos locais. Na avalia√ß√£o deles, o porto tem as condi√ß√Ķes para receber um projeto como a zona de processamento. O presidente do Sindicato das Ind√ļstrias Ferro Gusa do Maranh√£o, Claudio Azevedo, lembra que a zona portu√°ria √© ligada por tr√™s ferrovias ‚Äď Norte-Sul (da VLI), Estrada de Ferro Caraj√°s (Vale) e a Transnordestina ‚Äď ou seja, permite uma liga√ß√£o do mercado interno para o externo.

 

 

 

 

Fonte: Estad√£o

Foto: Reprodução