Estrutura que tem maior profundidade, serviu de base de apoio para carregar grandes navios e gerar economia para empresas
O estaleiro Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul, recebeu pela terceira vez nos últimos meses, uma nova função. Após o cancelamento das construções de plataformas de petróleo, a área serviu para a manobra top off, que consiste em um complemento de carga nos navios que começam a ser carregados no Porto.
No Porto Novo, o calado operacional do cais é de 9m45cm, o que impede que alguns navios deixem o porto com carga completa. O estaleiro, que tem calado de 12m, serviu de base de apoio para carregar grandes navios. No local, a profundidade é maior porque o canal foi dragado e as embarcações puderam ser carregadas com o que faltava.
As embarcações, muitas vezes, deixam o Porto de Rio Grande sem estarem totalmente carregadas em função da profundidade do canal, o que traz risco de encalhamento. Três operações desse tipo foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Agora, a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul quer autorização para tornar isso mais frequente.
A operação diminui os custos para as empresas, já que as embarcações não precisam parar em Santa Catarina para finalizar o carregamento.
Fonte: GaúchaZH
Foto: Divulgação SUPRG