PUBLICIDADE

Santos / Porto

Porto de Suape estuda adotar gest√£o dos Portos do Paran√°

Uma equipe t√©cnica do Porto de Suape, de Pernambuco, visitou nesta ter√ßa-feira (17) a Administra√ß√£o dos Portos do Paran√° com o objetivo de conhecer o sistema integrado de gest√£o portu√°ria adotado no Estado. O ‚ÄúAppaWeb‚ÄĚ j√° √© refer√™ncia para outros portos do pa√≠s. S√≥ este ano, esta √© a terceira administra√ß√£o portu√°ria que manifesta interesse no modelo paranaense.

O coordenador de Opera√ß√Ķes Portu√°rias, Felipe Fonseca; o gestor t√©cnico da Diretoria de Gest√£o Portu√°ria, Nilson da Silva Filho; e o gerente de Inova√ß√£o, Ed Dantas, foram recebidos pelo chefe do Departamento de Inform√°tica e Organiza√ß√£o (Deinfo) da Portos do Paran√°, Glisson Ferreira, pelo analista portu√°rio Rodrigo Vanhoni, e pelo chefe da Se√ß√£o de Programa√ß√£o e Controle (Seproc), Mauricio Roberto da Silva.

Segundo os visitantes, a intenção é fechar uma parceria, através de um acordo de cooperação técnica, no qual a empresa paranaense cede a licença de uso do sistema AppaWeb para ser aplicado no porto pernambucano.

Em março, um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A Portos do Paraná disponibilizou o sistema de gestão que está integrando os Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, na Bahia.

‚ÄúO Sistema AppaWeb √© √ļnico no Brasil. Al√©m de permitir uma gest√£o mais eficiente, essa tecnologia gera economia e agiliza os servi√ßos portu√°rios ‚Äď desde os operacionais at√© os financeiros‚ÄĚ, explica Ferreira.

Ainda de acordo com o chefe do Deinfo, o sistema informatizado de gest√£o portu√°ria paranaense √© refer√™ncia, principalmente para outros portos brasileiros, que, como a Administra√ß√£o dos Portos do Paran√°, exercem o papel de autoridade portu√°ria. ‚Äú√Č o caso de Suape, da Codeba e tamb√©m da Companhia Docas do Esp√≠rito Santo (Codesa), que tamb√©m nos procurou para levar o nosso sistema para o Porto de Vit√≥ria‚ÄĚ, afirma.

APPA WEB – Criado em 2015, o Appa Web √© uma solu√ß√£o integrada de gest√£o e controle de opera√ß√Ķes portu√°rias e de faturamento. Desenvolvido pela Openport, o sistema foi feito exclusivamente para atender aos processos operacionais dos Portos do Paran√°, a partir de especifica√ß√Ķes t√©cnicas e funcionais que levaram em conta as necessidades da atividade portu√°ria e dos usu√°rios paranaenses. Assim, o modelo √© composto de v√°rios m√≥dulos que se comunicam entre si e com outros sistemas informatizados usados pela administra√ß√£o.

O sistema ajuda na gest√£o dos processos de opera√ß√£o portu√°ria, desde o an√ļncio at√© a desatraca√ß√£o do navio; programa√ß√£o, opera√ß√£o, armazenamento e libera√ß√£o da carga, englobando o tratamento documental; e a intera√ß√£o com todos os atores envolvidos no processo, como agentes externos (operadores portu√°rios, terminais, agentes, clientes, exportadores, importadores, despachantes) e sistemas externos, como da Receita Federal, operadores e outros.

Al√©m disso, o Appa Web auxilia no controle da situa√ß√£o das quest√Ķes financeiras e de faturamento, de gest√£o de contratos e, tamb√©m, no controle de acessos aos recintos alfandegados dos Portos.

O sistema segue sendo continuamente aperfeiçoado, assim como a integração deste com os demais sistemas operados pela Portos do Paraná, pela equipe própria com auxílio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

BENEF√ćCIOS – Os dados gerados pelo Appa WEB possibilitam √† administra√ß√£o acompanhar graficamente o desempenho dos portos atrav√©s de um m√≥dulo gr√°fico, de ferramentas de Business Intelligence (BI) e de estat√≠stica para gest√£o ‚Äď e a disponibilizar informa√ß√Ķes para a comunidade portu√°ria e a sociedade.

Entre os ganhos que os portos paranaenses tiveram com a implanta√ß√£o do sistema, em quatro anos, destacam-se a agilidade nos processos operacionais; a redu√ß√£o de digita√ß√£o e erros de informa√ß√Ķes; a confiabilidade dos dados; relat√≥rios gerenciais e estat√≠sticos; atendimento a exig√™ncias legais de alfandegamento da Receita Federal; e integra√ß√£o nos processos operacionais.

 

 

 

 

Fonte: Portos e Navios

Foto: Divulgação/APP