PUBLICIDADE

Santos / Porto

Restaurada, locomotiva histórica volta ao museu do Porto de Santos

Da Redação

A Santos Port Authority (SPA) recebeu esta semana a locomotiva “Lavoura”, m√°quina do final do s√©culo 19 que pertence ao acervo do Museu do Porto de Santos. Ela √© movida a carv√£o, de fabrica√ß√£o alem√£, produzida pela empresa Krauss & Company em 1889, e tinha sido retirada pela Associa√ß√£o Brasileira de Preserva√ß√£o Ferrovi√°ria (ABPF) para restaura√ß√£o, em 2016.

Adquirida pela Gaffr√©e, Guinle e Cia, (antecessora da Companhia Docas de Santos e da SPA), foi utilizada para servir de transporte de blocos de rocha para a constru√ß√£o do cais santista, em uma linha f√©rrea constru√≠da entre a pedreira do Jabaquara e o estu√°rio do porto, percorrendo uma dist√Ęncia aproximada de quatro quil√īmetros de extens√£o.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Posteriormente transferida para os servi√ßos na Usina Hidrel√©trica de Itatinga, foi usada no transporte de pessoas e cargas entre o portinho do Rio Itapanha√ļ e a Vila da Usina, em uma linha f√©rrea de sete quil√īmetros. Continuou operando at√© 1980 e, em 1986 foram iniciados os servi√ßos de recondicionamento, sendo recolocada posteriormente em opera√ß√£o em 1988.

Foi definitivamente retirada de serviço no início da década de 1990, sendo prontamente acervada junto ao Museu do Porto de Santos.
A restaura√ß√£o foi feita pela Associa√ß√£o como contrapartida √† cess√£o de outra locomotiva, pertencente √† Companhia, a “Monte Serrat”, que est√° exposta na cidade tur√≠stica de S√£o Louren√ßo (MG).

Acervo

Al√©m da locomotiva restaurada, o Museu possui mais de 5 mil itens hist√≥ricos, como antigas roupas de escafandristas (mergulhadores que usam esp√©cie de armadura com um tubo de respira√ß√£o ligado a superf√≠cie), documentos, equipamentos portu√°rios e de comunica√ß√£o (que acompanham a evolu√ß√£o tecnol√≥gica), reprodu√ß√Ķes de pinturas de Benedito Calixto – que t√™m como tema o Porto de Santos -, dentre outros elementos do acervo. Fica aberto de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 14 √†s 17h.

As visitas devem ser agendadas pelo e-mail complexo.cultural@brssz.com ou pelo telefone (13) 3202-6565, ramal 2005. O endere√ßo √©: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/n¬ļ – bairro Macuco – Santos, ao lado da sede da SPA. A entrada √© gratuita.

Para a visita, é obrigatória utilização de máscaras faciais pelos visitantes. Serão atendidos grupos de no máximo dez pessoas simultaneamente, divididos em subgrupos de cinco. Haverá aferição de temperatura corporal na entrada.

Fotos: Divulgação/SPA