Da Redação
Visando desburocratizar os serviços portuÔrios, a Santos Port Authority (SPA), a antiba Codesp, reeditou as normas para atracação de navios, que tinham sido atualizadas em abril deste ano, após 40 anos sem modernização. O novo texto traz regras mais claras e consolida em um documento único os regramentos, para melhor atendimento do usuÔrio.
As normas preveem as prioridades de atracação, o plano de amarração e todos os critĆ©rios para operação, do fundeio atĆ© o cais. Essas alteraƧƵes visam aumento da produtividade e permitem melhorar os Ćndices de ocupação dos berƧos de atracação, consequentemente com redução de fila de espera de navios na barra. Por exemplo, as pranchas mĆnimas operacionais (medida de produtividade do navio por hora no cais) passam a ser disponibilizadas no site, facilitando o acompanhamento pelo usuĆ”rio.
Em vigor desde 26 de agosto, a Resolução 150.2020 substitui a resolução 59.2020, de abril. O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, explica que a normativa anterior passou por revisão da equipe técnica, sendo incorporados aprimoramentos importantes para o funcionamento eficiente e mais racional das atracações de navios no Porto de Santos.
“Esse Ć© mais um dentre importantes avanƧos que estamos implementando sistematicamente para consolidar Santos nĆ£o só como o maior, mas como o melhor porto da AmĆ©rica Latina”, afirma Ribeiro, destacando, ainda o alinhamento da iniciativa no Ć¢mbito do programa de desburocratização do MinistĆ©rio da Infraestrutura (Minfra), pasta Ć qual a SPA Ć© vinculada.
A atualização da antiga norma de atracação foi discutida com a comunidade portuĆ”ria e visa dar maior produtividade ao Porto com a utilização eficaz das instalaƧƵes. A Ćntegra da Resolução nĀŗ 150.2020 pode ser acessada no site www.portodesantos.com.br, no Ćcone “Legislação”.
Foto: Sérgio Furtado/Fotos Aéreas/Divulgação