A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, bateu dois novos recordes no mês de agosto, contabilizando 82 trens operados. O número supera o recorde de julho passado de 80 trens e a movimentação de 6,6 mil unidades de contêineres cheios, contra 6.295 unidades registradas em julho.
Os trens que acessam o terminal fazem a ligação das bases intermodais, localizadas em cidades como Cambé, Cascavel e Ponta Grossa. Eles são utilizados, principalmente, para o transporte de cargas refrigeradas e madeira. “A TCP é um dos únicos terminais brasileiros que conta com ferrovia dentro da área alfandegada, o que é muito importante competitivamente, já que torna o frete mais barato. Isso tem contribuído para que o Terminal consiga converter cargas de outros portos”, explica Alexandre Rubio, diretor Comercial do Terminal.
O executivo explica que o aumento de demanda já estava previsto para o período de julho a setembro, mas também se deve a um realinhamento operacional, com a criação de um sistema de janela para os trens, similar aos já utilizados para os navios.
O terminal também mudou os equipamentos que operam na ferrovia, fazendo com que o tempo operacional reduzisse em quase 20%. “O sistema de janelas foi pensando em parceria com a Brado e a Rumo para permitir que os trens cheguem a cada seis horas ao terminal, sempre operando em período cheio. Chegando no início do período se evita, por exemplo, que o trem chegue a Paranaguá na troca de turnos”, esclarece.
Alexandre Rubio enfatiza que a operação pela ferrovia se torna um importante diferencial na negociação com importadores e exportadores. “Na comparação com o frete rodoviário, o frete ferroviário é, em média, até 15% mais barato. Além da redução dos custos logísticos, nós também oferecemos o serviço de gestão de fluxo, controlando toda a cadeia do cliente, garantindo que todas as cargas cheguem dentro do prazo estabelecido”, diz.
No mês de agosto, por exemplo, a TCP não registrou nenhum atraso de carga pelo modal. “Isso é uma consequência de uma gestão bem feita, controlando todos os contêineres desde a base, no interior, até a chegada ao Porto”.
Recorde de cheios
O número de contêineres cheios é a melhor marca do terminal no ano, fazendo 6.600 unidades, contra 6.295 unidades (julho/2019). “Foi um mês bastante difícil, com o tempo fechado e muita neblina em Paranaguá. Mesmo assim, o time comercial está fazendo um trabalho muito bom, ganhando participação de mercado, com crescimento de 15% no volume de cais, ano contra ano”, explica Rubio.
Segundo o executivo, a TCP realizou mudanças na operação logística, aumentando a flexibilidade oferecida para os armadores. “O tempo de um navio dentro da janela e fora de janela em Paranaguá é praticamente o mesmo, o que mostra que o Terminal está pronto para receber o navio a qualquer momento. Essa flexibilidade é consequência da liberação do novo berço e deve aumentar ainda mais com a entrada em operação dos dois novos portêineres, prevista para setembro”, finaliza.
Fonte: Portos e Navios
Foto: Divulgação/TCP