O primeiro Programa de Residência Multiprofissional promovido pela Prefeitura começa nesta terça (6), à s 16h, em ato no auditório do Museu Pelé (Valongo). Participam 14 profissionais graduados em sete áreas da Saúde – Enfermagem, Educação FÃsica, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (dois de cada) – selecionados em processo seletivo.
A atividade inaugural terá a participação de gestores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde e contará com aula magna ministrada pelo médico sanitarista e ex-titular da pasta, Marcos Calvo. Na segunda (5), os residentes participaram de integração na Coordenadoria de Formação e Gerenciamento de Recursos Humanos, na sede do Settaport.
Na quarta (7), quinta (8) e sexta (9), eles irão percorrer equipamentos de saúde para conhecer mais sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santos. Entre os profissionais selecionados, quatro moravam fora da Baixada Santista, entre as cidades de São Paulo (dois), Cotia e Mauá (um de cada). Dos que já residiam na região, cinco são de Santos, dois São Vicente, dois de Guarujá e um de Praia Grande.
Como funciona
O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde consiste num curso de pós-graduação da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Ministério da Saúde. Tem duração de 24 meses e carga de 5.760 horas, dentro do limite semanal de 60 horas.
Deste total, 80% da grade serão de atividades práticas no Departamento de Atenção Básica e os 20% restantes em atividades teóricas e teórico-prática. Cada participante recebe bolsa mensal de R$ 3.330,43 – repassados diretamente pelo Ministério da Saúde. A iniciativa amplia a capacitação dos profissionais de saúde e contribui para a melhoria da assistência oferecida à população.