Da Redação
A Guarda Civil Municipal (GCM) orientou 448 pessoas na orla neste sábado (5), por estarem na faixa de areia sentadas, com guarda-sóis, cadeiras, toalhas e esteiras, o que ainda não está permitido nas medidas restritivas para evitar a disseminação da pandemia. Outras 271 foram orientadas em toda a Cidade sobre o uso correto de máscaras de proteção individual. Quatro foram multadas em R$ 300 por não usarem o equipamento.
Durante o patrulhamento, os guardas municipais ainda apreenderam, na orla, uma bicicleta que circulava em local proibido e um aparelho de som usado por um grupo de jovens, que não acatou as orientações para diminuir o volume.
Abordaram, ainda, 33 pessoas em situação de risco, atenderam a 11 ocorrências de perturbação de sossego, prestaram 11 orientações sobre cães na faixa arenosa e duas orientações a estabelecimentos comerciais referentes às medidas restritivas. A corporação contou com 36 GMs atuando, com apoio de 13 viaturas e seis quadriciclos na faixa de areia.
Comércio
A fiscalização da Secretaria de Finanças (Sefin) nos pontos comerciais, em parceria com a GCM, resultou, também neste sábado (5), na intimação de dois estabelecimentos, um deles para regularizar o alvará de funcionamento e o outro por estar promovendo música ao vivo sem autorização.
Barreira sanitária
Na entrada da Cidade, a barreira sanitária realizada no bairro Saboó registrou 178 veÃculos abordados neste sábado (5). Os motoristas foram orientados sobre as medidas restritivas adotadas no MunicÃpio. Nenhum veÃculo sem autorização foi flagrado na operação.
A barreira segue neste domingo (4), das 3h à s 11h, mobilizando GCM, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e PolÃcia Militar. O objetivo é conter o chamado turismo de um dia, impedindo a entrada de vans, micro-ônibus e ônibus de turismo sem autorização prévia da Seectur.
Colaboração e denúncias
A Prefeitura segue pedindo a colaboração de turistas e da população para que sigam as regras de enfretamento da pandemia, usem máscara facial, higienizem as mãos com álcool em gel ou sabão, evitem aglomerações e mantenham o isolamento social.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM), 162 (Ouvidoria) e 190 (PM), no caso de grandes aglomerações.
Crédito da foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos