PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Santos: mutirão vistoria 3.038 imóveis e elimina 60 focos com larvas do Aedes na Aparecida

Da Redação

O primeiro mutirão contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana realizado pela Prefeitura neste ano, foi concluído nesta quarta-feira (5) com a eliminação de 60 focos com larvas do Aedes aegypti no bairro Aparecida.

A Secretaria de Sa√ļde de Santos foi a campo com 87 agentes que vistoriaram 3.038 im√≥veis. Os focos com larvas foram encontrados em baldes, regadores, ralos externos, em uma caixa d’√°gua, pratos de vasos com planta e em sucatas.

A chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto, explica que os agentes percorreram toda extensão do bairro, com exceção de um hipermercado, um shopping e da sede do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Aparecida, porque esses são considerados imóveis especiais, sendo submetidos a outro cronograma de monitoramento. O jardim da praia, entre os canais 5 e 6, também passou pela varredura dos agentes de vetores.

O trabalho também foi acompanhado por um grupo de 25 funcionários da empresa responsável pela limpeza urbana de Santos, porque foi providenciado o descarte de material considerado inservível, como garrafas, baldes, louças velhas (como vasos sanitários, por exemplo) e outros.

“O foco, al√©m de vistoriar principalmente apartamentos de temporada, foi verificar √°reas como garagens, subsolos, ralos, √°reas de lazer e piscinas”, detalha Ana Paula Favoreto.

Al√©m de identificar os focos com larvas do Aedes aegypti, os agentes tamb√©m d√£o orienta√ß√Ķes aos moradores e respons√°veis por pontos comerciais. Uma delas: escovar as laterais dos ralos. Isso porque, normalmente, somente √© feita a limpeza desses espa√ßos com cloro e sal grosso. “Mas √© nas laterais dos ralos que as f√™meas depositam os ovos”.

Calor e chuva

A realiza√ß√£o de mutir√Ķes no ver√£o √© intensificada pela uni√£o de dois fatores: calor e chuva, que contribuem com a redu√ß√£o do tempo para o nascimento do Aedes aegypti.

Próximos

Os pr√≥ximos bairros a receberem o mutir√£o s√£o Boqueir√£o (dia 12), Embar√© (dia 19) e Pompeia/Jos√© Menino (25). No ano passado, em nove mutir√Ķes, foram eliminados 855 focos com larvas do mosquito.

Trabalho reconhecido

O classificador de caf√© Nilton Ribeiro reconhece a import√Ęncia do trabalho dos agentes que vistoriaram sua casa na manh√£ desta quarta-feira (5). “Eles atuam tamb√©m na conscientiza√ß√£o dos moradores”.

A casa da engenheira qu√≠mica Luciene Dias tem v√°rios vasos com plantas na entrada. Ela recebeu os agentes pela manh√£ e foi orientada a colocar areia junto aos vasos. “Recebemos esse tipo de visita com frequ√™ncia. √Č muito importante o trabalho deles”.

Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos